Pasta alla paolina

/5

APRESENTAÇÃO

A pasta alla paolina nos leva à Sicília, onde esta receita antiga nasceu, ao que parece, por obra de um frade pertencente à Ordem dos Mínimos fundada por São Francisco de Paula. Como é sabido, os frades viviam em pobreza e, não podendo comer carne, encontraram neste prato uma saborosa solução alternativa! Um punhado de pão torrado, um molho de tomate cremoso, aromatizado com canela e cravo-da-índia, e em pouco tempo se leva à mesa um primeiro prato realmente apetitoso! Entre as variações tradicionais que se podem encontrar desta preparação, citamos a versão com couve-flor ou brócolis que torna o prato ainda mais rico.

INGREDIENTES
Bucatini 320 g
anchovas em óleo 20 g
Canela em pó 1 colherinha
Cravos-da-índia 3
Alho 1 dente
Polpa de tomate 300 g
Sal fino 1 colherinha
Azeite virgem extra quanto baste
Manjericão quanto baste
Farinha de rosca 100 g

Preparo

Para preparar a pasta alla paolina, primeiro em uma tábua reduza em pó os cravos-da-índia com a ajuda de um pilão 1 2 e reserve. Em uma panelinha aqueça um fio de óleo 3.

Despeje a farinha de rosca 4 e torre até dourar 5. Em outra frigideira aqueça um fio de azeite de oliva extra virgem, depois adicione o dente de alho inteiro 6 e deixe dourar.

Retire o alho 7 e adicione as anchovas escorridas 8. Aqueça em fogo moderado mexendo, até que se desfaçam 9.

Despeje a polpa de tomate 10, adicione uma colher de chá de sal 11 e os cravos-da-índia triturados 12.

Tempere também com uma colher de chá rasa de canela em pó 13. Tampe 14 e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, pique as folhas de manjericão 15.

Coloque no fogo uma panela cheia de água salgada e quando ferver despeje o espaguete 16 e cozinhe até ficar al dente. Quando o molho estiver pronto, tempere com o manjericão 17. Escorra a massa na panela com o molho 18.

Misture e deixe cozinhar mais um par de minutos em fogo baixíssimo 19. Despeje a massa em um prato e polvilhe com a farinha de rosca torrada 20. Complete a pasta alla Paolina com uma pitada de manjericão fresco picado, depois sirva bem quente 21.

Conservação

A pasta alla Paolina deve ser consumida imediatamente, ainda bem quente.

Conselho

Experimente na versão com couve-flor: basta cozinhar as floretes primeiro e depois adicioná-las ao molho!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.