Peixe São Pedro com pêssegos e acelga

/5

APRESENTAÇÃO

Tornado famoso graças a um dos programas de culinária mais assistidos na América, o São Pedro é uma variedade de peixe muito valorizada. Não se deixe enganar por sua aparência pouco graciosa: suas carnes brancas e nobres são adequadas para muitos tipos de cozimento e se combinam com a maioria dos vegetais da estação. Hoje escolhemos surpreendê-lo com uma receita um tanto incomum: o peixe São Pedro com pêssegos e acelga é um segundo prato fresco e refinado, perfeito para servir durante um jantar de verão sofisticado. Uma combinação a ser descoberta, reunindo a doçura da acelga de talo vermelho com a frescura dos pêssegos, de polpa amarela e firme. Um triunfo de sabores suaves que proporcionará ao seu prato também uma interessante nota cromática. Prepare você também o peixe São Pedro com pêssegos e acelga, você irá surpreender seus convidados com um prato delicioso, mas ao mesmo tempo muito simples de preparar!

Descubra também nossa versão Peixe São Pedro na frigideira!

INGREDIENTES
Peixe de São Pedro 600 g - (4 filés)
Acelga 400 g - vermelhos
Cebolinha fresca 100 g
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Nectarinas 130 g
Melissa 3 folhas

Preparo

Para preparar o peixe São Pedro com pêssegos e acelga, comece justamente limpando esta última. Elimine a parte final dos talos 1, divida as folhas ao meio 2 e lave-as em água corrente 3.

Corte a cebolinha em fatias 4 e transfira para uma panela onde você já colocou um fio de óleo 5. Deixe refogar por cerca de dez minutos, mexendo de vez em quando, depois adicione a acelga de talo vermelho

e cubra com uma tampa 7. Cozinhe por cerca de dez minutos e, quando estiverem murchas, tempere com sal 8 e pimenta. Continue cozinhando por mais alguns minutos 9, depois reserve.

Lave o pêssego, divida-o ao meio usando uma faca 10, retire o caroço e corte primeiro em fatias grossas de 1 cm 11 e depois em cubos 12.

Transfira os cubos para uma tigela grande 13 e adicione as folhas de melissa, depois de picá-las com uma faca 14. Tempere com sal, pimenta e um fio de óleo.

Agora vá para os filés de São Pedro; é bom não retirar a pele dos filés para que não se desfaçam durante o cozimento. Divida ao meio os filés 16 para obter 8 pedaços menores. Aqueça um fio de óleo em uma panela e coloque os filés de São Pedro com a pele para baixo 17, tempere com sal a gosto e cozinhe por 2-3 minutos no total, em fogo alto, virando os filés na metade do cozimento 18. Em seguida, desligue o fogo.

Se necessário, aqueça levemente a acelga de talo vermelho antes de servir. Divida nos pratos de servir as acelgas vermelhas 19, os cubos de pêssego 20 e, por último, os filés de peixe 21. O peixe São Pedro com pêssegos e acelga está pronto para ser servido!

Conservação

É aconselhável consumir o peixe São Pedro com pêssegos e acelga imediatamente após ser preparado; alternativamente, pode ser armazenado na geladeira por no máximo 1 dia. Não é recomendado congelar.

Dica

Não consegue encontrar acelga de talo vermelho? Sem problemas! Tente substituí-la por espinafre fresco! No lugar da melissa, você pode usar tomilho-limão ou enriquecer seu peixe São Pedro com pêssegos e acelga com raspas de 1 limão.

Curiosidade

O peixe São Pedro, também conhecido como "Sampietro" e na Itália como "peixe galo" ou "peixe cetra", prefere fundos arenosos e vive até cerca de 200 metros de profundidade, principalmente no Mediterrâneo e no Atlântico Oriental. A característica principal são duas grandes manchas escuras no centro dos lados do peixe: segundo a lenda, representam as impressões dos dedos de São Pedro, o Santo pescador de quem o peixe leva o nome. O peixe, uma vez segurado por São Pedro, teria cuspido uma moeda que foi usada para pagar um pedágio aos soldados romanos para a manutenção do Templo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.