Peixe-espada ao molho salmoriglio
- Fácil
- 18 min
- Kcal 444
O tártaro mediterrâneo de peixe-espada é uma preparação muito simples à base de peixe-espada cru. Esta versão do tártaro mediterrâneo de peixe-espada destaca os sabores fortes da nossa península, em especial as ervas frescas que ajudam a suavizar a textura do peixe e a temperar com um toque fresco e decidido o seu tártaro de peixe-espada.
Experimente também o tártaro de atum marinado com manga e rúcula, delicioso e original!
Pique finamente a chalota com uma faca 1 e pique bem as alcaparras lavadas 2. Pique agora finamente todas as ervas, ou seja, a manjerona, a salsa, o manjericão e a hortelã 3.
Em seguida, prepare a emulsão. Retire a casca do limão com um ralador 4 e depois o suco do mesmo limão, espremendo bem; coloque o suco em um recipiente alto como uma jarra 5 e depois, após ajustar o sal e a pimenta, adicione o azeite 6.
Emulsione com a ajuda de um mixer de imersão até que a mistura adquira uma textura levemente espessa 7. Neste ponto, corte os tomatinhos em 4 e retire as sementes internas. Corte os tomatinhos em pequenos cubos 8. Pegue agora o filé de peixe-espada. Recomenda-se a compra de peixe já abatido e a congelar o peixe por 96 horas a -18 graus, para depois descongelá-lo e usá-lo na receita. Retire a pele externa do seu filé de peixe-espada 9.
Proceda agora ao corte em cubos do filé de peixe-espada 10. Para um corte melhor, você pode colocar o pedaço de peixe no congelador por meia hora, em fatias de cerca de 1/2 cm de espessura, das quais você cortará em cubos muito pequenos. Em uma tigela, combine os cubos de peixe-espada com os tomatinhos e as ervas finamente picadas e adicione as alcaparras 11, em seguida, adicione a estes ingredientes a casca ralada do limão 12.
Tempere tudo com a emulsão 13 obtida pouco antes de servir e misture bem os ingredientes 14. Agora só falta empratar o seu tártaro mediterrâneo de peixe-espada e saborear!