Peixe-espada com molho de tomate

/5

APRESENTAÇÃO

A cozinha mediterrânea é amada em todo o mundo por seus sabores simples e genuínos. Hoje vamos mostrar mais uma vez como é fácil criar um prato delicioso de peixe a partir de poucos ingredientes de qualidade: peixe-espada com molho de tomates! A carne magra do peixe-espada, particularmente saborosa, mas nem sempre fácil de valorizar, é temperada com uma marinada leve e perfumada. Descubra como os seus pedaços de peixe-espada ficarão macios e com um belo tom rosado por dentro. Esperando por eles nos pratos, haverá um molho fresco de tomate, pronto em poucos minutos: com seus aromas, realçará o sabor delicado deste prato de frutos do mar. O peixe-espada com molho de tomates é um prato requintado digno de fazer parte até dos menus de peixe mais sofisticados... quando se diz que bastam poucos ingredientes, mas bons, para tornar um prato especial!

INGREDIENTES

Peixe-espada 400 g - (2 fatias)
Limões 1
Manjerona 3 raminhos
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de tomate
Tomates datterini 250 g
molho Worcestershire 20 ml
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o peixe-espada com molho de tomates, primeiro cuide da marinada, que durará apenas o tempo de preparo. Coloque o filé de peixe-espada em uma travessa bem ampla, adicione o azeite 1, as folhinhas de manjerona 2, a casca ralada de um limão (reserve um pouco para a decoração final) 3

e o suco de meio limão 4. Vire o peixe de ambos os lados para garantir que fique uniformemente temperado, depois cubra a travessa com filme plástico 5 e deixe-a temporariamente de lado (em um local fresco fora da geladeira será adequado para os poucos minutos necessários). Lave os tomatinhos e corte-os ao meio 6;

Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione o dente de alho 7 e deixe dourar brevemente. Junte os tomatinhos 8, adicione sal, pimenta e misture. Em seguida, adicione o molho inglês 9.

Deixe os tomatinhos cozinharem por 10 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Uma vez cozidos, desligue o fogo, remova o alho 10 e transfira-os para um recipiente alto e estreito, depois bata-os com um mixer de mão 11 até obter um molho liso e homogêneo 12.

Aqueça bem outra frigideira (ou utilize a mesma, para aproveitar o fundo de cozimento dos tomatinhos), retire o peixe-espada da marinada e coloque-o na frigideira, adicione sal e grelhe o peixe em fogo médio-alto por 2 minutos de um lado 13 e por 1 minuto do outro 14. Uma vez cozido, transfira o peixe-espada para um prato e corte-o em cubos 15.

Agora você pode montar os pratos: espalhe um pouco de molho de tomate no fundo 16, adicione os pedaços de peixe-espada e, por fim, decore com algumas folhinhas de manjerona 17, a casca de limão que você reservou e uma pitada de pimenta: seu peixe-espada com molho de tomates está pronto para ser servido 18!

Conservação

É aconselhável consumir o peixe-espada com molho de tomates imediatamente, mas se necessário, você pode armazená-lo em um recipiente hermético por até um dia na geladeira. Não é recomendado congelar.

Conselho

Para adicionar uma nota crocante, você pode decorar o prato com um crumble de pão ou com amêndoas laminadas tostadas.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicruzido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.