Trufas de café e cardamomo

/5

APRESENTAÇÃO

Já conhecemos estas deliciosas esferas em muitas versões, de chocolate, de tiramisù, Trufas de limão... hoje apresentamos a receita das trufas de café e cardamomo, irresistíveis pralinas de chocolate amargo com um sabor único criado pela combinação de cardamomo e café.
Se você está procurando pequenas delícias refinadas mas de simples realização, esta é a receita ideal.
Para criar as trufas, a primeira coisa a fazer é preparar um bom café de qualidade para aromatizar a mistura de chocolate amargo e creme de leite que representa a base das trufas.
Para tornar esses docinhos ainda mais especiais, basta adicionar uma colher de chá de cardamomo em pó, uma especiaria oriental com aroma fresco e balsâmico frequentemente usada para dar sabor a doces.
Sirva suas trufas de café e cardamomo em pequenos forminhas de papel e saboreie com uma boa xícara de café para uma pausa deliciosa ou para concluir um jantar especial.

INGREDIENTES
Ingredientes para 25 trufas
Chocolate amargo 150 g
Chocolate ao leite 100 g
Café 50 ml
Café em pó 2 colheres
Cardamomo 1 colherinha - em pó
Creme de leite fresco líquido 50 ml
Manteiga 20 g
Cacau em pó amargo 4 colheres

Preparação

Para preparar as trufas de café e cardamomo, comece fazendo o café na cafeteira: encha a caldeira da cafeteira com água fria e, de preferência, com baixo teor de calcário, tomando cuidado para não ultrapassar a válvula de segurança 1 (caso contrário, você obterá um café mais longo). Encha o filtro com o café moído formando um montinho que você nivelará batendo o filtro na mesa com movimentos firmes (2-3). Não pressione com a colher nem faça furos na superfície.

Feche a cafeteira bem apertada 4, para que o café não vaze pelas laterais enquanto sobe, e coloque-a em uma chama baixa e constante para obter um café encorpado. À medida que o café sobe, formará uma espuma densa 5: recomendamos não deixar borbulhar por muito tempo para manter a doçura e o aroma intactos. Seu café está pronto: antes de usá-lo, mexa-o diretamente na moka com uma colher para tornar o café mais homogêneo 6. Uma vez pronto, reserve o café.

Agora pique o chocolate amargo e o ao leite com uma faca 7 (ou, se preferir, em um mixer) e coloque tudo em uma tigela. Coloque uma panela no fogo, adicione o creme de leite 8, a manteiga, o cardamomo em pó 9

e misture com uma colher 10, aqueça tudo e depois adicione também o café da moka preparado anteriormente 11. Despeje a mistura na tigela contendo o chocolate picado 12 e

misture com um batedor 13 para que o chocolate derreta, obtendo assim uma ganache 14. Neste ponto, cubra a tigela com filme plástico em contato com a superfície da mistura 15 e deixe esfriar na geladeira por cerca de 3 horas para que solidifique, mas não endureça muito, caso contrário será difícil trabalhar com ela.

Após o tempo necessário para firmar a mistura de chocolate, peneire o cacau em pó 16 em uma tigela, adicione também o café em pó 17 e comece a compor suas trufas: retire pequenas porções de mistura de chocolate (cerca de 15 g) e forme com as mãos bolas do tamanho de uma noz 18, para facilitar a formação de bolas compactas, umedeça as mãos.

Uma vez criada cada trufa, role-a na tigela com o cacau e o café em pó (19-20), e assim que estiver pronta, coloque-a em uma bandeja forrada com papel manteiga 21. Trabalhe as bolas rapidamente para evitar que o calor das mãos amoleça demais a massa. Proceda desta forma até esgotar a mistura, com as quantidades indicadas você obterá cerca de 25 trufas. Agora que suas trufas de café e cardamomo estão prontas, saboreie-as com uma boa xícara de café.

Conservação

Conserve as trufas de café e cardamomo na geladeira em um recipiente hermético por cerca de 5 dias.
É possível congelar as trufas no freezer e depois descongelá-las na geladeira quando necessário.

Conselho

Você pode substituir o cardamomo por outros aromas de sua preferência, como canela ou baunilha.
Para tornar as trufas de café e cardamomo ainda mais deliciosas, você pode envolvê-las em avelãs trituradas ou em lascas de chocolate.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.