Passatelli com pesto de abobrinha

/5

APRESENTAÇÃO

Os passatelli são um prato da tradição italiana que abrange várias regiões, sendo comuns na Emilia Romagna, nas Marche e também na Úmbria.
Sua simplicidade e o sabor único da massa fresca que derrete na boca os tornam um primeiro prato saboroso e acessível a todos. Normalmente, são saboreados com um bom caldo, mas vocês já os provaram secos? Nós propomos uma versão de sabor fresco: os passatelli com pesto de abobrinha, feitos com produtos genuínos e da estação, ideal para os seus menus de primavera.
Os passatelli com pesto de abobrinha são um prato simples e saboroso que reúne os sabores e cores italianas: o vermelho dos tomates, o branco da massa fresca e o verde das abobrinhas.

Experimente também esses pratos principais com pesto de abobrinha:

  • Massa com pesto de abobrinha, ricota e tomates secos
  • Garganelli com pesto de abobrinha e camarões
  • Fusilli ao pesto de abobrinha com salmão
  • Massa com pesto de abobrinha, ricota e speck

 

INGREDIENTES

Ingredientes para os passatelli
Caldo de carne 1 l
Parmigiano Reggiano DOP 120 g
Farinha de rosca 120 g
Ovos 3
Casca de limão ½
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
para o pesto de abobrinha
Abobrinhas 350 g
Parmigiano Reggiano DOP 30 g
Pinhões 30 g
Tomates Secos em Óleo 20 g
Manjericão 10 g
Alho 1 dente
Salsa 1 raminho
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os passatelli com pesto de abobrinha, comece pelo pesto. Para mais detalhes sobre esta preparação, consulte a receita Pesto de abobrinha: lave as abobrinhas, retire as extremidades e, com a ajuda de um ralador, rale-as 1. Coloque as abobrinhas raladas em uma peneira e salgue ligeiramente, para que percam o excesso de líquido 2. Enquanto isso, no liquidificador, coloque as folhas de manjericão, a salsinha, o dente de alho descascado, os pinhões, o azeite extra virgem 3, o parmesão e o pecorino ralados.

Bata tudo e adicione um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta. Junte as abobrinhas à mistura 4 junto com mais um fio de azeite 5 o suficiente para deixar o pesto cremoso e finalize com mais uma rodada de lâminas. O pesto deve ficar macio e homogêneo 6.

Corte os tomates secos em tiras, reidrate-os em água quente, depois enxágue-os para que percam o excesso de sal, escorra-os e adicione-os ao pesto 7 (se estiver usando tomates secos em conserva de óleo, escorra-os e seque-os antes de adicioná-los ao pesto) misture com uma colher de pau para obter um molho homogêneo 8 que você reservará. Agora cuide dos passatelli, para o cozimento prepare um caldo de carne seguindo nossa receita. Para a massa dos passatelli, você pode seguir a receita clássica dos passatelli. Coloque os ovos em uma tigela, adicione o sal 9

e bata-os com um batedor ou garfo. Incorpore o parmesão ralado 10, a farinha de rosca e aromatize com noz-moscada ralada 11 e raspas de limão também raladas 12,

sove a mistura com as mãos 13 até que fique compacta 14, em seguida, forme um bloco 15 e deixe-o descansar por 5 minutos.

Após o tempo de descanso, retome o bloco, leve o caldo de carne à fervura e forme os passatelli com o instrumento apropriado (o ferro para passatelli) ou com um espremedor de batatas com furos largos, esprema a massa e deixe os passatelli caírem diretamente na panela com o caldo quente 16, cozinhe por alguns minutos até que os passatelli voltem à superfície, nesse ponto, escorra-os com uma escumadeira e transfira-os para a tigela com o pesto 17, misture delicadamente com uma colher para temperá-los com o molho. Seus passatelli com pesto de abobrinha estão prontos 18, saboreie-os bem quentes!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os passatelli com pesto de abobrinha. Se sobrar, guarde na geladeira por no máximo um dia em um recipiente hermético. É possível congelar separadamente a massa crua dos passatelli e o pesto de abobrinha em pequenos potes.

Conselho

Se você não gostar de pinhões, pode substituí-los por amêndoas; o ideal seria adicionar algumas folhas de hortelã ao pesto.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.