Massa fresca de ovo (massa e formatos)

/5

APRESENTAÇÃO

Preparar massa fresca de ovo feita em casa é uma tradição antiga e fascinante. Com a massa aberta à mão ou com a máquina de macarrão, você pode fazer diferentes formatos de massa: dos clássicos tagliolini e tagliatelle, aos recheados como ravioli e tortellini, até as amadas lasanhas. Nos últimos anos, a massa fresca feita em casa voltou a ser protagonista em muitas cozinhas, apreciada por sua genuinidade e o prazer de ser feita com as próprias mãos. Você pode escolher a tradicional massa fresca de ovo (como explicamos nesta receita), ou experimentar variações sem ovo, como os strozzapreti feitos à mão ou as tagliatelle sem ovo. Na verdade, preparar uma boa massa fresca é mais simples e rápido do que você imagina: bastam 15-20 minutos para obter uma massa lisa e elástica, 30 minutos de descanso e cerca de 15 minutos para abrir a massa, com a máquina de macarrão ou com o rolo, como preferir. Em uma hora, você terá uma massa fresca pronta para ser trabalhada. A proporção básica é simples: 100 g de farinha para cada ovo. No entanto, a quantidade pode variar ligeiramente dependendo do tipo de massa que se deseja preparar, e um bom conselho é adicionar farinha ou líquido conforme necessário para obter a consistência perfeita. Se você sonha em se sentir uma verdadeira 'sfoglina' (mestre na arte de fazer massa) mesmo que por um dia, siga esta receita passo a passo e prepare sua massa fresca de ovo. Combina perfeitamente com muitos molhos, desde o clássico ragù à bolonhesa até os mais delicados condimentos de peixe. E se você quiser impressionar seus convidados com um toque criativo, experimente colorir a massa com a tinta de lula: você obterá tagliolini negros perfeitos para preparar nossos tagliolini enfeitiçados no pimentão, ideais para o Halloween ou para um jantar cenográfico.

Divirta-se experimentando as diferentes massas e formatos que podem ser feitos com essa massa básica:

  • Ravioli de ricota e espinafre
  • Ravioli de ricota
  • Farfalle
  • Massa fresca com beterraba
  • Massa verde com espinafre

INGREDIENTES
Farinha tipo 00 400 g
Ovos 4 - (de pelo menos 70 g cada uma) preferencialmente orgânicas
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a massa fresca de ovo, coloque a farinha na bancada 1 e faça uma cavidade no centro com o fundo de uma tigela 2 3.

Na mesma tigela, bata os ovos inteiros com um garfo 4 e despeje-os no centro da farinha 5, depois adicione uma pitada de sal 6.

Comece a misturar com o garfo 7 para incorporar toda a farinha 8, depois continue usando o raspador para recolher a farinha na bancada 9.

Depois que os ovos estiverem bem incorporados 10, continue amassando à mão 11, levando a massa para o centro e alongando-a com a palma da mão sem rasgá-la. Se apresentar rachaduras, umedeça as mãos com água e amasse até que fique compacta e homogênea. Neste ponto, forme um bloco 12.

Embrulhe-o com filme plástico 13 e coloque-o na geladeira por 30 minutos. Após o tempo de descanso, retire o bloco da geladeira, corte um pedaço com o raspador 14 e cubra o restante com a tigela ou com o filme plástico para evitar que seque 15.

Amasse ligeiramente o bloco com as mãos 16, depois estenda-o com o rolo 17 e dobre as extremidades em direção ao centro 18 para passá-lo entre os rolos da máquina de macarrão.

Passe o bloco 3 ou 4 vezes no rolo mais largo, dobrando a massa cada vez para reforçá-la. Em seguida, comece a reduzir gradualmente a espessura dos rolos 19 até atingir a menor espessura. Suas folhas de massa fresca de ovo estão prontas, você pode cortá-las para obter o formato que preferir 21!

Conservação

O bloco de massa crua pode ser armazenado na geladeira, embrulhado em filme plástico, por 1 ou, no máximo, 2 dias.

Você pode congelar a massa fresca crua nos formatos escolhidos: coloque os formatos de massa bem espaçados em uma bandeja e leve ao congelador para endurecer por algumas horas. Quando estiverem bem endurecidos, transfira-os para sacos de congelamento e coloque-os novamente no congelador. Quando for utilizá-los, cozinhe-os diretamente congelados em água fervente e prossiga conforme a receita.

Conselho

Se preferir o método tradicional, você pode abrir a massa fresca com um rolo longo: será necessário mais paciência e... força de braço!

Decálogo para uma perfeita massa fresca

1_ Usar a bancada: a rugosidade da madeira é mais adequada do que uma simples superfície lisa

2_ Bater os ovos com um garfo quando colocados na cavidade da farinha, para que não transbordem.

3_ Sal ou não? De acordo com as tradições da Emilia, não se deve adicionar sal à massa; segundo outros, no entanto, uma pitada de sal não faz mal.

4_ Evitar correntes de ar: podem secar a massa

5_ Proporção farinha-ovos: a proporção clássica prevê 100 g de farinha para cada ovo. Mas depende principalmente do que você vai preparar.

6_ O trabalho: a massa deve ser trabalhada por pelo menos 10 minutos, com energia e com a palma da mão, batendo-a ocasionalmente na bancada para torná-la mais elástica

7_ Manter coberta a massa que não está sendo trabalhada, para evitar que seque.

8_ Enfarinhar a superfície de trabalho: assim os formatos de massa não grudarão na superfície.

9_ Se você for fazer lasanhas, tagliatelle, tagliolini, pappardelle ou quadrucci, é preferível deixar secar as folhas abertas polvilhadas com sêmola por alguns minutos de cada lado antes de enrolá-las em um rolo plano.

10_ Ovos ou gemas? Se você fizer massa recheada fresca como ravioli ou tortellini, pode-se inclinar as doses para a parte líquida. Portanto, para cerca de 140 g de farinha, adicione um ovo + uma gema. Se fizer outros formatos secos, é melhor usar apenas o ovo inteiro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.