Alcachofras fritas com mostarda

- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
São flores deslumbrantes, em todas as suas fases na natureza: as alcachofras. Lindas de se ver e tão versáteis na cozinha. Os romanos as transformaram em carros-chefe em duas receitas deliciosas: alcachofras à romana e à giudia! Com as alcachofras fritas com mostarda, você pode preparar um acompanhamento (ou prato principal) saboroso e convidativo, com preparo realmente simples e rápido, que consiste em mergulhar os corações de alcachofra em uma massa aromatizada com mostarda e salsinha, e depois fritá-los em abundante óleo quente. Uma versão ainda mais saborosa das clássicas alcachofras fritas em massa, dedicada a quem ama sabores marcantes!
Se você não tem tempo ou vontade de limpar as alcachofras, pode obter corações de alcachofra congelados, já limpos e prontos para o uso.
INGREDIENTES
- Ingredientes para as alcachofras
- Alcachofras 8
- Ovos 2 - médias
- Farinha tipo 00 50 g
- Mostarda 1 colherinha - em pó
- Levedura instantânea para preparações salgadas 1 colherinha
- Sal fino quanto baste
- para fritar
- Óleo de amendoim quanto baste
Preparação

A primeira coisa para preparar as alcachofras fritas com mostarda é limpar as alcachofras: elimine as folhas externas mais duras 1, corte a parte superior das alcachofras 2 e o caule, cortando-o logo abaixo da base da alcachofra (para ver como clique aqui), mantendo apenas o coração, para evitar que as alcachofras escureçam durante o preparo, esfregue-as com metade de um limão 3.

Em seguida, corte cada alcachofra em oito partes 4, e uma vez terminada a limpeza, mergulhe-as em água acidulada.
Depois de limpar as alcachofras, passe para a preparação da massa: em uma tigela grande coloque os ovos, adicione a farinha 5, o sal 6,

e a mostarda, e com a ajuda de um batedor ou liquidificador, faça uma massa 7 acrescentando durante o preparo também a colher de sopa de óleo 8 e a colher de chá de fermento 9; se a massa ficar muito densa, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de água morna (caso contrário, adicione um pouco de farinha).

Coloque as alcachofras escorridas e secas na massa e deixe que se impregnem bem por alguns minutos 10. Enquanto isso, aqueça o óleo de sementes (ou se preferir, de oliva), no qual você mergulhará um a um os vários pedaços de alcachofra, tomando cuidado para que não grudem uns nos outros 11; vire-os algumas vezes sobre si mesmos, para dourá-los em toda a superfície. Dependendo do tamanho da alcachofra, em cerca de 5/7 minutos estarão prontos, então retire-os do óleo e coloque-os para escorrer em papel toalha de cozinha 12; sirva-os ainda quentes, polvilhando eventualmente com uma pitada de sal.