Anel de arroz com coração de mussarela e camarões

- Energía Kcal 365
- Carboidratos g 52
- dos quais açúcares g 2.2
- Proteína g 12.1
- Gorduras g 11.9
- das quais gorduras saturadas g 5.84
- Fibra g 1.8
- Colesterol mg 52
- Sódio mg 332
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 1 h 40 min
- Porção: 8 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O anel de arroz com coração de mussarela e camarões é um prato principal muito cênico com um sabor delicado.
Para preparar este delicioso anel de arroz, começamos fazendo um risoto de frutos do mar aromatizado com cerveja, revestimos uma forma de anel com flores de abóbora e recheamos com o risoto, os camarões e a mussarela.
Depois de assado no forno, todos os ingredientes se compactarão formando um anel perfeito, elegante e refinado, pronto para ser servido em fatias.
O anel de arroz com flores de abóbora, camarões e mussarela é uma nova maneira de servir o tradicional risoto!
- INGREDIENTES
- Arroz Carnaroli 500 g
- Flores de abobrinha 200 g
- Camarões 500 g
- Mozzarella 200 g
- Água 500 ml
- Cerveja sem álcool 330 ml
- Manteiga 40 g
- Cebolas ½
- Alho 1 dente
- Tomilho 5 raminhos
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparo

Para preparar o anel de arroz com coração de mussarela e camarões, comece limpando os camarões (alternativamente, você pode usar camarões maiores): reserve 1/3 dos camarões (eles serão usados para a guarnição final), escalde o restante dos camarões por alguns minutos em água fervente 1, deixe-os imersos por 4-5 minutos e escorra-os com uma escumadeira 2; deixe esfriar por alguns minutos e então proceda com a limpeza. Remova a cabeça 3, as perninhas, retire a carapaça e a cauda e retire o filamento intestinal nas costas, tendo o cuidado de reservar a cabeça e a carapaça que serão usadas para o caldo de camarão. Para mais detalhes, consulte o guia Como limpar camarões da Escola de Culinária. (Alternativamente, você pode limpar os camarões crus, cortá-los em pedaços e refogá-los na frigideira com óleo por alguns minutos).

Depois de limpos, corte-os em pequenos pedaços 4 e reserve. Agora, cuide do caldo: encha uma panela com 500 ml de água e adicione os restos dos camarões 5 que você reservou após a limpeza (cabeça, carapaça, cauda). Cozinhe por pelo menos 30 minutos para dar sabor ao caldo. Quando estiver pronto, coe o caldo através de uma peneira e reserve, será usado para cozinhar o risoto. (Para um sabor ainda mais rico, prepare o caldo seguindo o guia Caldo de crustáceos da Escola de Culinária). Corte a mussarela em pedaços 6,

coloque-a em uma peneira para eliminar a água de conservação 7. Pegue as flores de abóbora, remova o caule, abra delicadamente as flores de abóbora com os dedos e extraia os pistilos carnosos localizados dentro e na base das flores, remova o pedúnculo 8, faça um corte no lado comprido e abra-as 9.

Unte uma forma de anel com diâmetro superior de 22-23 cm e capacidade de 1750 ml 10, forre as paredes da forma com as flores de abóbora (11-12) e reserve as flores que sobrarem, elas serão usadas no risoto.

Agora que você preparou todos os ingredientes necessários, comece a preparar o risoto: coloque em uma panela o óleo, refogue a cebola por pelo menos 10 minutos, quando estiver dourada, adicione o arroz 13, toste por alguns minutos, regue com a cerveja em temperatura ambiente 14 e quando evaporar, adicione aos poucos o caldo de camarão 15 previamente preparado.

No meio do cozimento, aromatize o risoto com o tomilho 16 e adicione as flores de abóbora que sobraram 17. Continue cozinhando o arroz, adicionando caldo toda vez que o arroz absorver o anterior. Quando estiver pronto, deixe o risoto esfriar um pouco. Neste ponto, você pode montar o anel: pegue a forma que você forrou com as flores de abóbora: encha a forma com metade do arroz, nivele a superfície com as costas de uma colher e pressione no centro do arroz para formar uma cavidade 18; em seguida, levante o arroz nas paredes laterais, para melhor dispor o recheio depois.

Coloque no centro da cavidade obtida o recheio de mussarela 19 e camarões 20. Cubra tudo com o restante do arroz 21,

nivele bem a superfície com as costas de uma colher 22. Cozinhe o anel em forno estático a 180° por 40 minutos (ou em forno ventilado a 160° por 30 minutos). Uma vez cozido 23, deixe esfriar um pouco e depois retire o anel da forma, virando-o sobre um prato de servir 24.

Finalize o prato decorando o anel com os camarões reservados: em uma frigideira com óleo e um dente de alho, salteie os camarões inteiros com casca 25 por alguns minutos, depois coloque-os no centro do anel, colocando-os com a cauda voltada para fora 26. O seu anel de arroz com coração de mussarela e camarões está agora pronto para ser servido 27.