Arroz pilaf

/5

APRESENTAÇÃO

O arroz pilaf é uma receita de origem turca, mas muito utilizada em todo o Oriente Médio; é muito simples de preparar e ótimo para combinar com pratos principais de peixe, carne ou vegetais, acompanhados por molhos ou salsas, ao curry, páprica ou diversas especiarias.

Apesar de sua origem turca, o arroz pilaf (o verdadeiro) é preparado com um tipo específico de arroz cultivado na Índia, na região do Himalaia: o arroz Basmati, onde Bas significa fragrante e Mati produto da terra, caracterizado pela forma longa e fina do grão.

INGREDIENTES
Arroz basmati 300 g
Canela em pau 1 - (pedacinho)
Caldo 800 ml - (leve)
Manteiga 70 g
Cebolas 1 - (pequena)
Cravos-da-índia 5

Preparação

Para preparar o arroz pilaf, comece lavando bem o arroz sob água corrente com a ajuda de uma peneira 1, para remover o amido, depois deixe escorrer e secar.
Pique finamente a cebola 2 e em uma panela derreta a manteiga 3

adicione a cebola picada à manteiga derretida e deixe suar em fogo baixo 4 por cerca de 15 minutos, até que fique transparente: cuidado para não deixá-la dourar 5. Adicione a canela e os cravos 6 e mexa por mais dois minutos.

Adicione então o arroz 7 e deixe tostar. Em seguida, adicione todo o caldo, já salgado 8. Tampe a panela (não deve haver vazamentos) 9 e deixe cozinhar por pelo menos 18-20 minutos em fogo moderado até que o caldo esteja completamente absorvido.

Uma vez cozido e bem seco 10, retire o arroz pilaf do fogo, solte-o bem com um garfo 11, coloque-o em um prato de servir e sirva à mesa 12. Aqui está pronto o seu perfumado arroz pilaf!

Conservação

Você pode preparar o arroz pilaf com antecedência e depois conservar na geladeira; nesse caso, antes de servir, você deve aquecê-lo em uma panela (de preferência antiaderente) untada com manteiga, mexendo sempre.

Dica

Algumas notas técnicas fundamentais... A manteiga deve ser o ghee (ou manteiga clarificada). A quantidade de líquido de cozimento é calculada assim: coloque o arroz em um recipiente graduado e meça-o. O líquido que você precisará é o dobro do volume do arroz mais 1/5 do próprio volume. Por exemplo: digamos que o volume do arroz é 100: você deve usar 200 ml de líquido (100x2) + 20 (1/5 de 100). No total, portanto, 220 ml de líquido (caldo ou água que seja). "Uma vez feito isso, como sirvo?" você deve estar se perguntando. Bem, o arroz pilaf é perfeito como acompanhamento de carne, peixe ou vegetais. Se você quiser enriquecê-lo, pode adicionar algumas passas (depois de dourá-las na manteiga) ou amêndoas (no final do cozimento). Além disso, é uma ótima ideia para vegetarianos, que podem temperá-lo com vegetais mistos, ou por exemplo pimentões e batatas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.