Atum de coelho

/5

APRESENTAÇÃO

O atum de coelho é um aperitivo típico do Piemonte.
É um prato que vem da cultura camponesa e humilde, por isso o atum de coelho pode ser preparado com alguns dias de antecedência, pois é conservado graças à grande quantidade de óleo e alho que é usado em quantidades generosas.
O atum de coelho é muito simples de preparar, embora o cozimento da carne exija bastante tempo; seu sabor delicado e aromático é enriquecido pela presença do alho, que, se não for do agrado, pode ser usado em dentes inteiros em menor quantidade e retirado antes de consumir o atum de coelho.

INGREDIENTES
Coelho 1 - inteiro de 1kg
Cenouras 1
Aipo 2 talos
Cebolas brancas 1 - média
Cravos-da-índia 2
Alecrim 2 raminhos
Sálvia - abundante
Tomilho 2 raminhos
Murta 2 raminhos
Alho 7 dentes
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Encha uma panela grande com água;
corte a cabeça do coelho e remova as vísceras 1; limpe os vegetais, espete a cebola com os cravos-da-índia 2 e mergulhe os vegetais na água 3,

leve lentamente à fervura e adicione uma colher de sopa de sal grosso 4 e o bouquet garni (alecrim-tomilho-murta-1 ramo de sálvia) amarrado com barbante de cozinha; quando o caldo vegetal estiver bem quente, mergulhe também o coelho inteiro 5 e cozinhe por pelo menos 60 minutos ou até que a carne esteja muito macia.
Após esse tempo, retire o coelho e transfira-o para uma tigela muito grande 6 e despeje sobre ele seu próprio caldo de cozimento ainda fervente até cobri-lo; deixe esfriar completamente no seu caldo.

Retire o coelho e deixe escorrer em uma peneira 7; agora você deve desossá-lo e desfiar a carne bem fininha 8; lave delicadamente a sálvia e descasque os dentes de alho 9;

pique o alho 10 (você também pode deixá-lo em dentes cortados ao meio se depois preferir retirá-lo), pegue potes esterilizados com tampas com válvulas para vácuo (ou uma tigela de barro ou vidro do tipo usado para bolos para um consumo rápido), despeje no fundo uma quantidade abundante 11 de óleo de ótima qualidade, um pouco de alho picado 12

algumas folhas de sálvia 13 e parte do coelho desfiado 14, depois novamente óleo, alho, sálvia e coelho até terminar a carne 15. Por fim, despeje mais um pouco de óleo na superfície. Feche os potes hermeticamente e esterilize-os colocando-os em uma panela grande, cobrindo-os completamente com água fria e leve ao fogo, deixe ferver e ferva os potes por 45-60 minutos; deixe esfriar na água. Desta forma, os potes criam o vácuo.

Conselho

Se quiser consumir a curto prazo o atum de coelho, é aconselhável usar uma tigela de barro ou vidro (tipo pyrex) com tampa para fechamento hermético, proceder como para os potes, organizando em camadas e consumir no dia seguinte à preparação, para permitir que todos os sabores se misturem.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.