Azeite com pimenta

/5

APRESENTAÇÃO

Quer dar um toque extra a uma salada, a um prato de massa ou até mesmo à pizza? O azeite com pimenta é um aliado poderoso para todos aqueles que adoram adicionar uma nota picante a todos os seus pratos, dando assim uma explosão de sabor até mesmo para os pratos mais simples. Preparar o azeite com pimenta é muito fácil e você pode utilizá-lo tanto como tempero quanto para marinar carne ou peixe antes de grelhar. E se você quiser desafiar suas papilas gustativas, pode experimentá-lo puro, derramando um fio (com moderação!) sobre uma fatia de pão torrado: você não vai mais conseguir ficar sem!

INGREDIENTES
Ingredientes para 1 litro de azeite com pimenta
Pimentas picantes 30 g - secos
Azeite virgem extra 1 l

Preparação

Para preparar o azeite com pimenta, comece pela sanitização das garrafas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita, cuidando para remover as partes metálicas e as vedações de borracha antes de ferver as garrafas. Uma vez que tenha concluído esta operação, coloque um par de luvas e pegue as pimentas secas: remova o talo 1 e esmigalhe-as uma a uma, reunindo numa tigela as cascas e as sementes (2-3).

Quando todas as pimentas estiverem esmigalhadas, posicione um funil dentro da garrafa que você sanitizou anteriormente e despeje as pimentas 4. Depois, ainda com a ajuda de um funil, despeje também o azeite de oliva extravirgem 5. Feche a garrafa 6 e deixe descansar por pelo menos 48 horas antes de começar a usar o azeite ao seu gosto!

Armazenamento

O azeite com pimenta pode ser armazenado por 5-6 meses em um local fresco e seco, longe de fontes de calor e da luz solar direta.

Conselho

Para facilitar a operação de esmigalhar e para uma conservação mais duradoura, recomenda-se usar pimentas bem secas. É também recomendado prestar máxima atenção ao manusear as pimentas: use sempre luvas e tenha cuidado para não tocar os olhos, o nariz e a boca!

Tem pimentas frescas? Você pode secá-las no forno na temperatura mínima (vai levar várias horas) até que estejam bem secas ou secá-las ao sol, de preferência no verão, cobertas com um paninho fino para evitar que se acumule poeira ou outros.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, de fato, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, o que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e as geleias produzidas a nível profissional. Para uma correta preparação de conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.