Bombettes pugliesas

/5

APRESENTAÇÃO

Entre as receitas mais amadas da culinária pugliesa, ao lado de uma travessa de arroz, batatas e mexilhões e de um prato de favas e chicória, encontramos sem dúvida as bombetes! Estes suculentos enroladinhos de carne e bacon com um coração derretido são originários do Vale de Itria, particularmente de Martina Franca, e são tradicionalmente assados na brasa e saboreados como street food, espetados em longos espetos. Nós propomos a versão de forno para obter ótimas bombetes pugliesas caseiras! O corte de carne ideal é o sobrepaleta porque permanece úmido e suculento graças à presença de várias veias de gordura. Como queijo, escolhemos um caciocavallo semicurado em substituição ao clássico canestrato. Adicione ao recheio bacon, salsinha e alho e a origem do nome das bombetes ficará imediatamente clara para você... uma concentração de sabor que explodirá na boca na primeira mordida!

Descubra também estas variações de enroladinhos de carne, regionais e não:

  • Bombetes de frango cacio e pepe
  • Enroladinhos à siciliana
  • Passarinhos fugidos

 

INGREDIENTES
Para 16 bombettes
Capocollo 8 - fatias finas
Pancetta 100 g - fatias finas
Caciocavallo 100 g - semi-curado
Alho 1 dente
Salsa 1 ramalhete
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as bombetes pugliesas, primeiro bata as fatias de sobrepaleta em uma tábua para deixá-las ainda mais finas 1, depois divida-as ao meio no sentido do comprimento 2 e reserve-as temporariamente 3.

Prepare o recheio: corte o caciocavallo primeiro em fatias 4 e depois em cubinhos 5. Pique finamente a salsinha junto com o dente de alho 6.

Coloque uma fatia de carne na sua frente e posicione no centro uma fatia de bacon 7, depois adicione alguns cubinhos de queijo 8 e um pouco da mistura aromática 9.

Dobre as laterais da fatia de carne para o centro 10, depois enrole de baixo para cima, certificando-se de apertar bem para selar o recheio por dentro 11. Prenda as extremidades com um palito 12 e proceda desta forma para formar todos os outros enroladinhos.

Transfira as bombetes aos poucos para uma assadeira forrada com papel manteiga, depois tempere com sal 13, pimenta e um fio de azeite. Asse em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 20 minutos, depois ligue o grill por alguns minutos para deixá-las bem douradas. Retire do forno 14 e sirva imediatamente suas bombetes pugliesas 15!

Conservação

Recomenda-se consumir as bombetes pugliesas assim que prontas. Se necessário, você pode armazená-las na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético.

Se desejar, você pode preparar os enroladinhos com algumas horas de antecedência, armazenando-os na geladeira ou congelando-os crus.

Conselho

Se preferir uma alternativa ao forno, você pode cozinhar as bombetes em uma frigideira com um fio de azeite em fogo baixo por cerca de 20 minutos, virando-as na metade do cozimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.