Uccelletti scappati

/5

APRESENTAÇÃO

Os passarinhos fugitivos são espetinhos de carne de origem antiga, um segundo prato muito difundido em várias regiões da Itália com pequenas variações dependendo do local.
Esses espetinhos de carne devem seu nome ao fato de que antigamente se usava assar nos espetos os pássaros caçados e, em tempos de escassez, substituíram-se as aves por rolinhos de carne que, pela forma, os lembravam: os pássaros, nesse caso, eram ironicamente “fugitivos”.
Nesta receita, propomos uma versão dos passarinhos fugitivos que se aproxima da lombarda.

Descubra também esses rolinhos da culinária regional:

  • Bombinhas pugliesas
  • Rolinhos à siciliana

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 espetinhos
Lombo de porco 300 g - em 12 fatias
Sálvia 12 folhas
Pancetta 50 g - em cubos
Bacon (esticado) 12 fatias
Luganega 75 g
Manteiga 35 g
Alecrim 1 raminho
Vinho branco 50 ml
Pimenta preta quanto baste
Sal fino 1 pitada
para o tempero
Vinho branco - 1/2 copo
Manteiga 70 g
Alecrim - 2-3 ramos
Sálvia - 5-6 folhas
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os passarinhos fugitivos, comece cortando a linguiça em pedaços 1, você deve obter 16. Bata as fatias de carne, para não desfiar a carne coloque as fatias sobre uma folha de papel manteiga 2, dobre a folha e depois bata com o martelo de carne 3 para deixá-las finas.

Corte as fatias ao meio 4 (tente obter tiras com largura de cerca de 6-8 cm), coloque em cada fatia obtida uma folha de sálvia e 3-4 cubos de pancetta 5: enrole as fatias de carne para formar um rolinho 6 (você deve obter 12).

Enrole em cada rolinho uma fatia de bacon defumado 7. Espete o rolinho obtido em um espeto, depois espete um pedaço de linguiça, outro rolinho 8, um pedaço de linguiça e termine com um rolinho. Prepare, procedendo assim, 8 espetinhos. Em uma panela bastante larga, coloque a manteiga para derreter 9

juntamente com as folhas de sálvia e os ramos de alecrim 10. Adicione os espetinhos 11 e deixe dourar em fogo baixo de ambos os lados; quando estiverem bem dourados, adicione a pimenta moída e borrife com vinho branco. Cozinhe os passarinhos fugitivos por cerca de 20 minutos no total, acrescentando, se necessário, um pouco de água quente ou caldo fervente. Perto do final do cozimento 12 ajuste o sal e sirva imediatamente acompanhando os passarinhos fugitivos com a tradicional polenta fumegante ou com purê de batatas.

Conservação

Conserve os passarinhos fugitivos na geladeira, fechados em um recipiente hermético, por no máximo dois dias. Não é recomendada a congelação.

Curiosidade

As receitas regionais mais famosas que envolvem os passarinhos fugitivos são a lombarda (uselett scapaa) e a vêneta (oselei scampai).

Conselho

As variações regionais desta receita são inúmeras: em alguns casos, a linguiça é substituída por cubos de pancetta ou toucinho, a serem espetados nos espetinhos intercalados com folhas de sálvia; em outros casos por fatias de fígado. A versão bolonhesa prevê no recheio a mortadela no lugar da pancetta. Há também quem evite diretamente os rolinhos, reduza a carne em cubos e os espete no espeto alternados com folhas de sálvia.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.