Braciole napolitanas ao molho

/5

APRESENTAÇÃO

O ragù napolitano é uma das mais altas instituições da culinária campana. Um longo procedimento tanto nas preparações quanto no cozimento. Afinal, como diziam os sábios, a calma é a virtude dos fortes e, no nosso caso, a paciência é o dom de quem aprecia coisas boas. Molho de tomate no qual o cozimento prolongado deixa os pedaços de carne bovina, costelinhas de porco e as almôndegas de carne muito macios, depois as linguiças e, por fim, os bifes enrolados que levam o nome de bifes napolitanos ao molho. Ao molho, escolhemos especificar essa característica porque os bifes deveriam, de fato, ser cozidos no ragù junto com os outros ingredientes. Mas visto que esses enroladinhos são tão saborosos, muitas vezes acontece que os bifes napolitanos ao molho são preparados como prato principal expresso para um jantar em família. Afinal, bastam poucos ingredientes para esses enroladinhos, um pouco de pão para fazer a famosa "scarpetta" e um toque de harmonia que em família nunca é demais. Você descobrirá que esta receita em breve poderá se tornar uma pequena pausa feliz e familiar, um pouco como antigamente, quando se costumava ficar todos juntos esperando que o ragù ficasse pronto.

INGREDIENTES
Ingredientes para 4 unidades
Fatias de carne 4 - 150 g por fatia, de Paletta ou Copertina
Passata de tomate 700 g
Vinho tinto 50 g
Cebolas douradas 60 g
Uvas passas 15 g
Pinhões 10 g
Queijo pecorino romano 10 g
Alho 1 - dente
Salsa quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar os bifes napolitanos ao molho, comece por este último. Fatie finamente uma cebola limpa 1, coloque-a em uma panela onde você já colocou um fio de azeite e deixe refogar por 5 minutos em fogo baixo 2. Quando a cebola estiver transparente, adicione o molho de tomate 3,

misture e deixe cozinhar por meia hora, reduzindo, e cubra com a tampa; ajuste o sal 4. Enquanto isso, prepare o recheio dos bifes. Pique finamente a salsa e o alho 5. Depois, pique grosseiramente uvas-passas e pinoli 6

e agora que você tem tudo, bata as fatias de carne para afiná-las 7. Na primeira fatia de carne, coloque um pouco de salsa e alho 8, depois uvas-passas e pinoli e, por fim, uma pitada de queijo pecorino e pimenta 9.

Feche 10 e prenda com espetinhos 11. Repita para todos. Em seguida, em uma frigideira, aqueça o azeite e um dente de alho, adicione as fatias de carne 12

e doure rapidamente para selar a superfície 13. Retire o alho 14 e regue com o vinho tinto 15.

Assim que o álcool evaporar, adicione o molho cozido 16 e deixe tomar gosto por mais alguns minutos, evitando que a carne cozinhe demais 17. Aqui estão prontos os seus bifes napolitanos ao molho, bom apetite 18.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os bifes napolitanos ao molho, pois a textura tende a ficar dura. De qualquer forma, você pode armazenar por alguns dias na geladeira. Se preferir, também pode congelá-los, de preferência depois de cozidos e se tiver usado ingredientes frescos.

Conselho

Originalmente, os bifes napolitanos ao molho são preparados junto com o ragù, por isso deveriam ser dourados junto com todos os pedaços de carne e depois cobertos com molho de tomate, cozinhando por algumas horas, o que deixará a carne macia. Se, em vez disso, você seguir a nossa versão rápida, recomendamos que fique atento ao cozimento, cozinhando a carne por pouco tempo, assim preserva-se a consistência. Portanto, como alternativa, você poderá seguir essas indicações ou a nossa versão mais rápida. O recheio, por outro lado, varia de família para família: azeitonas, anchovas, farinha de rosca e até ovos. Conte-nos o seu!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.