Bruschettas de panetone com gorgonzola e groselha

/5

APRESENTAÇÃO

Uma antiga tradição milanesa prevê guardar um pedaço de panetone das festas natalinas para comê-lo no dia 3 de fevereiro em homenagem a São Brás. Inspirados por esse costume inusitado, criamos uma receita de reaproveitamento que recupera com sabor as fatias de panetone guardadas com carinho: as bruschettas de panetone com gorgonzola e groselha, uma entrada fácil e deliciosa que se leva à mesa em poucos minutos. Indecisos entre o doce e o salgado, optamos por parar no meio do caminho, propondo uma combinação de sabores agridoce para experimentar uma nova forma de saborear o panetone!

INGREDIENTES
Ingredientes para 4 bruschettas
Panettone 4 fatias
Gorgonzola 100 g
Mascarpone 120 g
Groselha 4 raminhos
Esmalte de vinagre balsâmico quanto baste

Preparação

Para preparar as bruschettas de panetone com gorgonzola, primeiro corte o panetone restante em fatias grossas 1. Aqueça uma grelha e toste as fatias de panetone por alguns instantes 2, apenas o tempo necessário para dourá-las 3.

Remova a crosta do gorgonzola, corte-o em cubos e coloque-os em uma tigela, adicione também o mascarpone 4 e trabalhe os queijos com uma batedeira em baixa velocidade para obter um creme denso 5. Espalhe o creme nas fatias de panetone tostadas usando uma espátula 6.

Decore com as groselhas e a redução de vinagre balsâmico 78. As bruschettas de panetone com gorgonzola e groselha estão prontas para serem degustadas 9.

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente as bruschettas de panetone com gorgonzola. Você pode preparar o creme algumas horas antes e guardá-lo na geladeira, para montar as bruschettas na hora.

Conselho

Como alternativa à redução, você pode decorar a bruschetta com mel de castanha, de sabor robusto e intenso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.