Bulgur com pesto de ervas frescas e nozes

/5

APRESENTAÇÃO

Se você está procurando uma receita vegetariana fresca e saborosa para seus menus de verão, experimente o bulgur com pesto de ervas frescas e nozes.
O bulgur é um produto do trigo duro pré-cozido que depois é seco e moído, o resultado é um alimento básico ideal para acompanhar com vegetais, nesta receita propomos uma combinação de sabor fresco: um pesto de ervas aromáticas preparado com hortelã, manjericão e cebolinha que é enriquecido com nozes e amêndoas, tornando-o encorpado e saboroso.
A preparação obtida é um concentrado de fibras e vitaminas que tornam este prato saudável e genuíno.
Você pode saborear o bulgur com pesto de ervas frescas e nozes também frio e acompanhá-lo com pratos de peixe ou carne cozidos no vapor ou grelhados para equilibrar a leveza do prato.
Descubra também esta variante vegana, para uma salada fresca e equilibrada!

INGREDIENTES
Para o bulgur
Bulgur 300 g
Hortelã 10 g
Cebolinha verde 10 g
Manjericão 30 g
Miolo de nozes 50 g
Amêndoas em lâminas 30 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Alho 1 dente

Preparação

Para preparar o bulgur com pesto de ervas frescas e nozes, comece pela preparação do bulgur: lave o bulgur em água corrente, leve 600 ml de água para ferver 1, adicione sal e despeje o bulgur 2; cozinhe por cerca de 15-20 minutos (ou conforme indicado na embalagem), após esse tempo escorra-o, coloque-o em uma tigela 3

e cubra com filme plástico 4, reserve até que esteja morno. O bulgur terá dobrado de volume. Agora dedique-se ao pesto: pegue um mixer (se preferir, pode usar também um pilão) coloque dentro as ervas aromáticas previamente lavadas e secas: o manjericão 5, os talos de cebolinha 6,

as folhinhas de hortelã 7, o dente de alho 8 (que você pode omitir se não gostar), as nozes descascadas 9

e adicione um fio de azeite 10, ligue o mixer e adicione aos poucos mais azeite de oliva quanto baste para obter uma mistura quase aveludada 11. Ajuste o sal e transfira o pesto para a tigela contendo o bulgur, misturando para que o bulgur absorva o sabor do pesto de ervas 12.

Agora, toste por alguns minutos as amêndoas em uma frigideira quente sem adicionar óleo 13, mexendo várias vezes para evitar que queimem. Adicione as amêndoas tostadas ao bulgur e misture para obter uma mistura homogênea. Seu bulgur com pesto de ervas frescas e nozes está pronto para ser saboreado!

Conservação

Você pode conservar o bulgur com pesto de ervas frescas e nozes na geladeira por 2-3 dias. Não é recomendado congelá-lo.

Conselho

O bulgur pode ser utilizado nas mesmas preparações do cuscuz, que agora se tornou comum em nossas mesas; seu sabor neutro se presta bem a ser acompanhado por molhos de carne ou peixe, ou como acompanhamento para pratos únicos.

Curiosidade

O bulgur é trigo integral que passa por um processo particular de processamento; os grãos de trigo são cozidos no vapor e depois deixados para secar e em seguida são moídos até serem reduzidos a pequenos pedaços. O bulgur se apresenta em forma de migalhas; o cozimento é semelhante ao de outros cereais, de fato, recomenda-se sempre cozinhá-lo no dobro do seu peso em água por cerca de 15-20 minutos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.