Molho holandês
- Médio
- 35 min
- Kcal 252
O chateaubriand é o nome que a culinária francesa dá a um corte específico de carne de boi adulto, muito valorizado, retirado do coração do filé mignon. O chateaubriand é um prato principal de carne muito sofisticado e elegante; hoje o propomos acompanhado de um dos molhos mais famosos na culinária internacional, o delicado e aveludado molho béarnaise.
O grande chef Auguste Escoffier, no livro "La guide culinaire", escreve que para um cozimento uniforme é importante que o chateaubriand pese entre 400 e 500 g e que geralmente é acompanhado de batatas como acompanhamento.
O chateaubriand é cozido inteiro: nós o desengorduramos e deixamos marinar por algumas horas com azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta e depois o cozinhamos na frigideira com manteiga. O cozimento é muito importante: o chateaubriand deve ser caramelizado e crocante por fora e permanecer macio e malpassado por dentro.
O chateaubriand com molho béarnaise pode ser o prato principal do seu menu para uma ocasião especial e importante, que pode começar com uma delicada soupe à l’oignon e terminar com uma deliciosa tarte tatin!
Para preparar o chateaubriand com molho béarnaise, primeiro pegue o pedaço de carne bovina e, se necessário, remova o excesso de gordura 1; você pode pedir ao seu açougueiro de confiança para realizar esta operação. Coloque o chateaubriand em uma travessa grande e unte-o com azeite de oliva extra virgem 2; depois adicione sal 3 e
pimenta 4 e então massageie a carne de forma que fique coberta uniformemente pelos temperos 5. Cubra a travessa com filme plástico e deixe o chateaubriand marinar por algumas horas na geladeira 6.
Enquanto a carne descansa, prepare o molho béarnaise (aqui a receita detalhada): em uma panela pequena, despeje a água, o vinho branco e o vinagre, tempere com pimenta branca e sal e adicione a cebola échalote e metade do estragão picado 7. Leve a mistura à fervura, reduza o fogo e cozinhe até que se reduza a um terço; depois deixe a infusão esfriar e coe os líquidos através de uma peneira 8. Em uma tigela, coloque as 4 gemas de ovo e comece a batê-las com um batedor de mão ou uma batedeira elétrica, incorporando a infusão em fio 9.
Quando a mistura estiver bem espumosa, coloque a tigela sobre uma panela com água fervente, cozinhando o molho em banho-maria, e despeje agora a manteiga clarificada quente em fio na mistura de gemas 10 e continue batendo até obter uma mistura lisa, macia e homogênea, semelhante à consistência de um zabaione, que ao escorrer, forme fios. Retire o molho do fogo e transfira-o para uma tigela; ajuste o sal, a pimenta e adicione, se desejar, algumas gotas de suco de limão e, por fim, o estragão restante 16. Misture para incorporar todos os sabores e o molho béarnaise estará pronto 18. Mantenha o molho quente cobrindo-o com um filme plástico em contato.
Agora retome o chateaubriand: em uma frigideira grande e antiaderente, derreta a manteiga (você também pode usar manteiga clarificada) e, quando estiver bem quente, coloque o filé 13 e cozinhe rapidamente em fogo alto de ambos os lados, para não deixar os sucos escaparem, então vire a carne 14. Quando uma crosta bem dourada se formar do lado de fora, continue cozinhando por mais 5-8 minutos, regando o filé com a manteiga derretida 15. O chateaubriand deve estar bem cozido por fora e permanecer macio e malpassado por dentro: o cozimento deve ser rápido, cerca de 10-15 minutos.
Desligue o fogo e deixe a carne descansar para que os sucos se redistribuam internamente 16. Agora só resta fatiar o filé, com um afiado faca de carne e cortar fatias de cerca de um cm de espessura 17 e servir o chateaubriand em um prato de servir onde você terá colocado uma cama de salada fresca! Seu chateaubriand está pronto para ser servido: disponha o molho béarnaise diretamente sobre a carne 18 ou sirva-o em uma tigela à parte.