Cheesecake de pêssego sem lactose e sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

De agora em diante, ninguém terá que abrir mão de uma deliciosa fatia de New York Cheesecake e, graças a esta receita, até mesmo os intolerantes poderão saborear esta sobremesa fabulosa à base de queijo cremoso! Pensamos, na verdade, em um cheesecake de pêssego sem lactose e glúten, uma sobremesa fresca que não requer cozimento no forno, adequada para todos, pois para a base escolhemos biscoitos secos sem glúten e, para o creme, queijo cremoso e creme de leite sem lactose. Oferecemos uma versão de verão decorada com muita fruta fresca de cores alegres e convidativas, mas é possível preparar mil versões diferentes deste típico doce americano: desde o cheesecake de morango até o Cheesecake leve! Partindo desta base neutra, você pode se soltar de acordo com seus gostos e sua fantasia! E temos certeza de que, fatia após fatia, este cheesecake desaparecerá rapidamente das suas mesas!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma cheesecake de 22 cm de diâmetro
Biscoitos secos sem glúten 200 g
Manteiga de soja 75 g
Para o creme
Queijo fresco para barrar sem lactose 525 g
Creme fresco sem lactose 250 g
Frutose 160 g
Gelatina em folhas 10 g
Para a decoração
Nectarinas 200 g
Morangos 60 g
Groselha 30 g
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar o cheesecake de pêssego sem lactose e glúten, comece pela base de biscoitos. Unte uma forma de aro removível de 22 cm e forre-a com papel manteiga tanto na base quanto nas bordas. Coloque os biscoitos sem glúten em um mixer 1 e triture-os até obter uma mistura arenosa 2. Transfira para uma tigela, derreta a manteiga e adicione à mistura de biscoitos 3.

Misture com uma colher 4 e despeje tudo no fundo da forma 5, nivelando bem com as costas de uma colher para cobrir toda a superfície de maneira uniforme 6. Deixe a base compactar na geladeira por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o creme: coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por cerca de 10 minutos 7. Ao mesmo tempo, bata 200 g de creme de leite sem lactose com a ajuda de uma batedeira ou batedor elétrico 8. Em uma tigela à parte, adicione o queijo cremoso sem lactose e o frutose 9

e trabalhe a mistura com um batedor elétrico até obter um creme homogêneo 10. Aqueça em uma panela os 50 g restantes de creme de leite e dissolva, fora do fogo, a gelatina bem espremida 11, misturando com um batedor de arame 12.

Deixe o creme de leite com a gelatina esfriar um pouco e adicione-o, aos poucos, ao creme de queijo 13, continuando a mexer. O creme e a gelatina dissolvida devem estar na mesma temperatura para evitar choques térmicos e a consequente formação de grumos. Misture também o creme de leite previamente batido, mexendo com uma espátula de baixo para cima 14; despeje o creme obtido sobre a base de biscoitos 15.

Nivele bem com uma espátula 16 até obter uma superfície lisa e regular 17; cubra a forma com filme plástico 18 e deixe o cheesecake firmar na geladeira por cerca de 6 horas.

No momento da decoração, lave e corte os pêssegos em fatias muito finas, sem descascá-los 19. Esprema o suco de limão 20 e despeje-o sobre os pêssegos 21 para evitar que oxidem.

Retire o cheesecake da geladeira e remova delicadamente o aro e o papel manteiga das bordas 22. Em seguida, com a ajuda de uma espátula plana 23, levante-o cuidadosamente da forma e transfira-o para uma bandeja ou prato. Decore com as fatias de pêssego dispostas em formato de leque, começando pela borda externa 24.

Faça um círculo completo com os pêssegos 25, depois corte os morangos em fatias 26 e desenhe um segundo círculo mais interno com elas 27.

Lave e seque as groselhas e complete a decoração no centro do bolo 28, adicionando também algumas folhas de hortelã 29. Corte em fatias e sirva o bolo bem frio 30.

Conservação

Você pode conservar o cheesecake na geladeira por 2-3 dias. Se foram utilizados ingredientes frescos, é possível congelar.

Para uma correta preparação das receitas sem glúten

Para as receitas sem glúten, recomendamos comprar apenas produtos que tenham o símbolo do trigo cortado na embalagem, certificados como sem glúten, recomendados pelo manual da AIC Associação Italiana de Celíacos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.