Chifeletti

/5

APRESENTAÇÃO

Os chifeletti são um prato principal originário do Friuli Venezia Giulia, especialmente da área de Trieste. O termo chifeletto remete à palavra Kipfel, que em alemão significa meia-lua, croissant. Este prato típico da cidade do lírio alabardado tem de fato a clássica forma de meia-lua ou croissant e é feito com massa de batata, farinha, manteiga e ovos, para depois ser frito em abundante óleo. Os chifeletti são considerados um prato principal da tradição triestina também pelo fato de a massa lembrar a dos gnocchi. No entanto, estas simples mas saborosas meias-luas podem ser utilizadas também como acompanhamento, servidas bem quentes e regadas com molho à escolha; são perfeitos como acompanhamento de carnes assadas com suculentos molhos ou servidos junto a embutidos.

INGREDIENTES

Ingredientes para 28 unidades
Batatas 500 g
Farinha tipo 00 150 g
Manteiga 40 g
Ovos 1
Açúcar 5 g
Sal fino 5 g
Pimenta preta quanto baste
Para fritar
Azeite virgem extra 700 g

Preparo

Para preparar os Chifeletti, pegue 500 g de batatas, escove bem a casca e depois lave-as. Coloque agora as batatas assim preparadas e sem descascá-las para cozinhar em abundante água salgada por cerca de 25 minutos 1. Para reduzir pela metade o tempo de cozimento, você pode cozinhar as batatas em uma panela de pressão. Quando estiverem cozidas e macias para serem amassadas, descasque-as ainda quentes e passe-as pela peneira ou espremedor de batatas, conforme preferir 2. Depois, deixe esfriar 3. Coloque então as batatas assim amassadas em uma tigela grande (ou, se preferir, em uma superfície de trabalho).

Adicione a farinha 4, o ovo 5, a manteiga derretida 6 e o açúcar 7.

Ajuste agora o sal e a pimenta. Misture bem todos os ingredientes, até obter uma massa homogênea e seca (se não estiver, adicione um pouco de farinha) 8. Deixe descansar coberto com filme plástico por 30 minutos. Pegue a massa descansada e estenda-a em uma superfície de trabalho com um rolo 9.

Em seguida, com a ajuda de um cortador de massa ou um copo, corte círculos com cerca de 6,5 cm de diâmetro 10. Dobre os círculos assim obtidos ao meio e pressione levemente no meio de seu comprimento, formando assim a clássica forma de meia-lua 11. (Alternativamente, você pode formar com a massa um bastão muito longo com espessura de um dedo médio. Corte o bastão assim formado em pedaços de cerca de 10 cm de comprimento e curve-os para formar vários "ferraduras". Com este procedimento a forma final será menos arredondada, mas o resultado final dos Chifeletti será igualmente excelente!). Neste ponto, coloque para aquecer em uma panela de bordas altas o óleo de oliva extravirgem. Use então um termômetro de cozinha para verificar a temperatura do óleo. Quando a temperatura do óleo atingir 170° 12,

mergulhe os chifeletti obtidos e frite-os 13; quando atingirem uma coloração dourada, retire-os do óleo com a ajuda de uma escumadeira e coloque-os em papel absorvente para escorrer o excesso de óleo e não ficarem muito oleosos 14. Disponha então os chifeletti em um prato de servir e sirva-os quentes 15!

Conservação

Os chifeletti podem ser conservados por 1 dia embaixo de uma campana de vidro, mas é melhor servi-los imediatamente. Não se recomenda congelar.

Conselho

Para esta receita, seria melhor usar batatas farinhentas e pouco aquosas, de preferência vermelhas. Se quiser tornar seus chifeletti mais doces e utilizá-los como sobremesa, você pode adicionar mais açúcar e omitir sal e pimenta. Assim preparados, os chifeletti tornam-se docinhos práticos e rápidos de preparar para uma noite com amigos. Como doces, para um toque a mais, você pode servi-los em um prato largo, polvilhando açúcar de confeiteiro ou adicionando canela em pó. Uma nota que deixará seus amigos boquiabertos: decore o prato com paus inteiros de canela e gotas de mel, efeito uau garantido!

Curiosidade

Se você quiser obter chifeletti mais fofos, pode tentar adicionar ½ pacote de fermento em pó à massa. Ao fritar, os chifeletti aumentarão de volume e ficarão mais crocantes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.