Cicatielli com mexilhões e feijão

/5

APRESENTAÇÃO

Existem receitas que nascem do amor, mas também outros estados de espírito podem inspirar deliciosas preparações. A lenda diz que os cicatielli, este pequeno formato de massa fresca feita com sêmola, água e azeite de oliva, foi criado pela primeira vez por uma mulher originária de Montecalvo (Irpinia), para se desabafar após descobrir a traição do marido. A energia com que se trabalha a massa elástica e a maneira de "cegar" os pedaços de massa com o polegar para criar a típica cavidade justificariam essa história!
Nesta receita, sugerimos cicatielli com mexilhões e feijão, uma variante da clássica pasta e feijão que se inspira em uma combinação típica da culinária do sul, entre leguminosas e frutos do mar. A paciência necessária para formar este formato particular de massa será recompensada com o resultado: cicatielli com mexilhões e feijão são um prato principal saboroso e cremoso, com um intenso sabor de mar!

INGREDIENTES

Ingredientes para os cicatielli
Sêmola 280 g
Água 150 ml
Azeite virgem extra 8 g
para o molho
Mexilhões 1 kg
Feijão canelini 250 g
Cebolinha fresca 1
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1
Azeite virgem extra 20 g
Salsa 1 punhado
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os cicatielli com mexilhões e feijão, comece pela massa fresca: em uma tigela, coloque a sêmola, adicione a água morna e o azeite de oliva. Comece a manusear os ingredientes na tigela 1 e quando a massa estiver mais firme, transfira-a para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada e trabalhe-a energicamente 2 até obter uma massa com aparência lisa e consistência elástica. Envolva-a em filme plástico e deixe descansar por cerca de 30 minutos à temperatura ambiente.

Passe para a limpeza dos mexilhões: lave-os cuidadosamente em água corrente 4, depois retire o bisso 5, a barbinha que sai da concha e esfregue-os um a um para remover as impurezas 6.

Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e aqueça levemente, depois adicione os mexilhões 7, misture e cubra com uma tampa para que abram com o vapor 8. Assim que todos estiverem abertos, desligue o fogo 9

escorra os mexilhões reservando o líquido que servirá para temperar o molho, deixe alguns mexilhões inteiros, enquanto retire os frutos do mar da maioria dos mexilhões 10. Cubra os frutos com filme plástico e reserve-os junto com o líquido de cozimento (11-12).

Lave e pique o cebolinha 13, remova as sementes internas da pimenta e também pique-a finamente 14. Em uma panela alta, coloque o azeite, o alho descascado cortado ao meio e a cebolinha picada 15

acenda o fogo bem baixo e mexa para murchar a cebolinha; depois, adicione também a pimenta picada 16. Adicione os feijões cannellini (nós usamos os já cozidos, mas você também pode usar os secos depois de deixá-los de molho e cozinhá-los separadamente) 17 e deixe cozinhar e pegar sabor por cerca de dez minutos. Em seguida, desligue o fogo e retire duas colheres: coloque-as em um recipiente alto junto com o líquido dos mexilhões 18

Bata tudo com um mixer de mão 19 e depois despeje o creme na panela com os feijões 20. Retome a massa, divida-a em pedaços para formar cordões finos 21.

depois, divida cada cordão em pedaços de 1-1,5 cm 22: para criar a cavidade típica dos cicatielli, pressione cada pedacinho de massa no marcador de nhoque com o polegar 23: você também pode pressionar com o polegar e deslizar levemente cada pedacinho em uma superfície de trabalho lisa. À medida que forem prontos, você pode colocá-los em uma bandeja forrada com um pano levemente enfarinhado 24.

Para cozinhar os cicatielli, leve ao lume uma panela grande com bastante água salgada a gosto e coloque-os para ferver por poucos minutos, bastarão 2-3, depois escorra e continue o cozimento na panela com o molho de feijão 26. Acenda o fogo moderado, misture e adicione também os mexilhões que você reservou 27.

Por fim, pique finamente o maço de salsa 28 e adicione na panela 29: desligue o fogo e seus cicatielli com mexilhões e feijão estão prontos para serem saboreados 30!

Conservação

Os cicatielli com mexilhões e feijão podem ser saboreados também frios. Os mexilhões, uma vez limpos, se não forem usados imediatamente, é recomendável colocá-los em uma tigela e cobri-los com água fria, guardando-os na geladeira por no máximo 8 horas. Os cavatelli podem ser congelados crus para depois cozinhar diretamente congelados.

Conselho

Se você não tem muito tempo disponível, pode preparar os cicatielli também no dia anterior e deixá-los secar cobertos com um pano para tê-los prontos para o dia seguinte!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.