Espaguete à guitarra com tinta de lula, mexilhões e camarões
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 50 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de descanso da massa na geladeira (30 min.)
APRESENTAÇÃO
Os espaguetes à guitarra com tinta de lula, mexilhões e camarões são um prato principal que combina a tradição da massa fresca feita em casa com os sabores intensos e marcantes dos frutos do mar. A tinta de lula, com sua cor escura característica e sabor único, dá aos espaguetes uma aparência elegante. Os mexilhões e os camarões adicionam um sabor ainda mais intenso de mar. O molho de mexilhões preparado com polpa de tomate e chalota fornece uma base saborosa e aveludada que une todos os ingredientes em um abraço perfeito. Os espaguetes à guitarra com tinta de lula, mexilhões e camarões são ideais para um jantar elegante ou uma ocasião especial: você poderá impressionar seus convidados com um prato sofisticado e rico em sabor!
Se você está procurando outros pratos principais com tinta de lula, experimente também:
- Linguine ao negro de lula
- Tagliolini ao duplo nero di seppia
- Risoto ao nero di seppia
- Gnocchetti ao nero de sépia com ragú de sépias
- Tagliatelle ao negro de sépia com pecorino, mexilhões e bacon
INGREDIENTES
- Para a massa fresca
- Farinha tipo 00 200 g
- Sêmola 200 g
- Ovos 4
- Gemas 1
- Tinta de lula 8 g
- Sal 1 pitada
- Para o molho
- Mexilhões 500 g
- Camarões 300 g
- Polpa de tomate 100 g
- Chalota 1
- Alho 1 dente
- Pimenta fresca 1
- Vinho branco ½ copo
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal quanto baste
Preparação
Para preparar os espaguetes à guitarra com tinta de lula, mexilhões e camarões, comece pela massa fresca: em uma bancada, misture farinha de trigo 00 e sêmola 1. Forme o tradicional monte e despeje no centro os ovos e a gema 2. Adicione uma pitada de sal e a tinta de lula 3.
Amalgame a mistura primeiro com uma espátula 4 e depois continue trabalhando com as mãos 5 até obter uma massa lisa e homogênea 6. Envolva em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, adicione a pimenta, o alho e os mexilhões 7. Regue com o vinho branco 8 e tampe 9, depois cozinhe até que abram.
Assim que abrirem, filtre 10 e reserve o líquido de cozimento. Remova as conchas e reserve 11. Limpe a chalota e fatie finamente 12.
Em uma panela, coloque um fio de azeite, adicione a chalota e deixe refogar por alguns minutos. Despeje a polpa de tomate 13 e cozinhe por 15 minutos. Em seguida, adicione metade dos mexilhões 14 e deixe absorver o sabor por alguns minutos 15.
Bata tudo com um mixer de imersão 16 até obter um molho liso e homogêneo 17. Reserve. Abra a massa em folhas de 2 mm de espessura 18.
Corte as folhas em retângulos menores 19 e posicione-os na guitarra, depois corte passando o rolo de massa por cima 20. Coloque os espaguetes à guitarra sobre um pano limpo e enfarinhado com sêmola 21.
Enquanto isso, limpe os camarões: remova a cabeça, a carapaça 22 e o intestino 23, depois coloque a carne em uma tigela 24.
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, adicione os camarões 25 e salteie por alguns minutos, depois regue com a água de cozimento dos mexilhões 26. Adicione também os mexilhões restantes 27 e cozinhe por alguns minutos, apenas o tempo suficiente para misturar os ingredientes.
Transfira os mexilhões e camarões para uma tigela 28 e deixe o líquido de cozimento na frigideira, ele será usado depois. Cozinhe os espaguetes em bastante água salgada fervente 29, escorra-os e transfira-os para a frigideira onde você cozinhou os mexilhões e camarões 30.
Adicione os mexilhões e camarões 31, algumas folhas de manjerona fresca 32 e misture com um fio de azeite 33.
No fundo do prato coloque o creme de mexilhões 34, disponha os espaguetes em ninho espalhado e complete com camarões, mexilhões 35 e algumas folhas de manjerona. Os espaguetes à guitarra com tinta de lula, mexilhões e camarões estão prontos para serem servidos 36!