Burrito com vegetais
- Médio
- 50 min
- Kcal 925
Existem muitas maneiras de cortar os vegetais, nesta Escola de Culinária mostramos as principais, as mais comuns usadas na cozinha.
Mesmo que você não tenha grande habilidade, conseguirá facilmente realizar um corte perfeito à julienne, uma refinada chiffonade ou uma brunoise, perfeita para o Como fazer o refogado: basta ter uma faca bem afiada com o calcanhar da lâmina saliente, assim você poderá ser mais confortável e seguro.
O CORTE EM RODELAS O corte em rodelas é geralmente usado para cortar vegetais que têm uma forma estreita e alongada (como abobrinhas ou pepinos) e é ideal para cozimento na frigideira pois a espessura limitada das fatias permite um cozimento mais rápido e uniforme. Vamos ver como fazer. Lave e seque, por exemplo, uma abobrinha e coloque-a em uma tábua de corte e retire as extremidades 1, depois prossiga cortando-a em rodelas mais ou menos finas dependendo da receita que você vai preparar 2: mais grossas se você for salteá-las na frigideira 3, mais finas se for usá-las para preparar uma omelete.
O CORTE EM FATIAS FINAS Esse corte é geralmente usado para preparações na grelha e é feito cortando o vegetal no sentido das fibras para evitar que as fatias se desfaçam durante o cozimento. Vamos ver como fazer. Lave e seque, por exemplo, uma abobrinha ou uma berinjela, coloque-as em uma tábua de corte e retire as extremidades 1, depois com uma faca bem afiada corte-o em fatias no sentido do comprimento (2-3), obtendo longas fatias finas.
O CORTE EM PALITOS Cortar os vegetais em palitos é particularmente indicado para cozimentos no wok. Para realizar esse corte começa-se com fatias finas. Vamos ver como fazer. Lave e limpe uma cenoura, então posicione-a em uma tábua de corte e divida-a ao meio 1, corte cada metade em fatias finas no sentido do comprimento 2 e depois corte cada fatia obtida em palitos de cerca de 5 mm de largura 3.
O CORTE BRUNOISE O corte brunoise consiste em obter pequenos cubos de vegetal, de cerca de 2 mm de lado, partindo do corte em palitos ou à julienne e é ideal para preparar fundinhos de cozimento ou para usar como decoração em pratos. Vamos ver como fazer. Partindo do corte em fatias 1 obtenha palitos 2 e depois reduza os palitos a cubos muito pequenos de cerca de 2 mm de lado 3.
O CORTE MIREPOIX Com o corte mirepoix indica-se o corte em cubos de aipo, cebola e cenoura, mistura geralmente utilizada para a realização de soffritti. Esse corte leva o nome do seu criador, o Duque de Lévis-Mirepoix. Vamos ver como fazer. Para preparar o corte mirepoix, prossiga cortando em cubinhos o aipo, as cenouras e as cebolas, obtendo a clássica mistura para soffritto (1-2-3).
O CORTE A CONCASSER O corte a concasser, ou concassear, é um tipo de corte usado para cortar vegetais escaldados, em particular o tomate. Vamos ver como fazer. Pegue os tomates e faça uma incisão em cruz na base de cada um deles 1, depois mergulhe-os em água fervente deixando-os cozinhar por alguns segundos 2, escorra-os e coloque-os imediatamente em bastante água fria para que esfriem mais rapidamente. Em seguida, retire a pele com a ajuda de uma faquinha, graças ao corte feito anteriormente será muito mais fácil descascá-los 3.
Corte os tomates ao meio e depois em quartos, então elimine todas as sementes 4. Corte cada tomate em tiras de cerca de meio cm de lado 5. Neste ponto, você poderá fazer cubos 6 que serão úteis para preparar molhos, bruschettas ou decorações.
O CORTE A JULIENNE O corte à julienne consiste em realizar fatias finas de cerca de 2 mm, das quais se obtêm tiras da mesma espessura. Este corte é geralmente utilizado para embelezar preparações como saladas mistas. Vamos ver como fazer. Lave e seque uma abobrinha, por exemplo, e coloque-a em uma tábua de corte. Retire as extremidades, em seguida, faça o corte em fatias finas 2 e depois reduza cada fatia em filetes muito finos de seção quadrada 3. Para acelerar as operações, você pode sobrepor as fatias obtidas e proceder normalmente com o corte.
O CORTE A CHIFFONADE O corte à chiffonade permite cortar vegetais folhosos em tiras perfeitas e este corte também serve para tornar perfeitas até mesmo as saladas simples. Vamos ver como fazer. O corte à chiffonade pode ser utilizado para vegetais de folhas largas, como acelga ou alface e é perfeito também para o alho-poró. No caso deste último vegetal, retire as extremidades e faça um corte no caule para obter as folhas 1, dobre a folha obtida em três partes 2 e obtenha tiras finas que serão perfeitas para decorar saladas, tortas salgadas e sopas!