Como limpar as anchovas

- sem glúten
- Sem lactose
- Energía Kcal 362
- Carboidratos g 5.6
- dos quais açúcares g 5.6
- Proteína g 63
- Gorduras g 9.8
- das quais gorduras saturadas g 4.88
- Colesterol mg 229
- Sódio mg 39
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
A aliche, ou anchova, é um peixe azul muito difundido nos mares italianos. Este peixe é reconhecível graças ao seu pequeno tamanho e corpo esguio com a típica forma alongada, caracterizado por uma cor azulada nas costas, prateada nos lados e esbranquiçada no ventre. A aliche é particularmente apreciada, suas carnes saborosas e versáteis permitem um vasto uso na cozinha: para fritura ou marinadas, deliciosas à pizzaiola! Para obter um resultado perfeito em cada preparação é necessário prestar atenção à compra: um olho vivo, um odor delicado, a carne firme caracterizam a frescura das anchovas. Além disso, sugerimos outro cuidado muito importante, ou seja, comprar as aliches já submetidas ao processo de congelamento rápido. Se você não tiver certeza se foram submetidas ao processo de congelamento rápido, pode congelá-las por pelo menos uma semana a uma temperatura de -10°, após limpá-las cuidadosamente. Nesta escola de culinária, vamos mostrar passo a passo como limpar e conservar as aliches da melhor forma e tê-las prontas para todas as suas deliciosas receitas!
- INGREDIENTES
- Anchovas (anchovas) 500 g
Como limpar as anchovas

Para usar as aliches (anchovas) na cozinha, é necessário eviscerá-las e limpá-las cuidadosamente antes de armazená-las na geladeira por no máximo 1 dia ou colocá-las no congelador. Para limpar as aliches (anchovas), comece usando luvas de látex descartáveis. Pegue as aliches 1, coloque uma peneira em uma pia para facilitar a limpeza. Em seguida, retire a cabeça, segurando-a entre os dedos na altura das guelras e, exercendo uma leve pressão, remova-a puxando-a em sua direção 2. Durante esta operação, tente eviscerar também as entranhas do peixe 3: estas, de fato, sairão junto com a cabeça.

Abra delicadamente a anchova como um livro, deslizando o polegar ao longo da espinha, começando do ponto onde você tirou a cabeça, abrindo-a até a cauda 4. Pegue delicadamente a espinha central começando pela parte da cabeça e destaque-a delicadamente da carne 5. Vá até a cauda, tendo cuidado para não destacá-la 6.

Enxágue cuidadosamente uma a uma as aliches sem espinha sob um jato de água fria 7. Em seguida, disponha as aliches sobre uma bandeja forrada com papel absorvente para escorrer 8 (se preferir, pode também secar delicadamente os peixes com papel absorvente ou com um pano limpo). Suas anchovas estão prontas. Neste ponto, se a receita exigir, você pode também retirar a cauda, destacando-a delicadamente com as mãos 9.

Se preferir, pode dividir ao meio as aliches sem espinha para obter dois filés, abrindo cada aliche começando pela parte da cabeça e puxando delicadamente as duas metades para fora 10. Também neste caso você pode deixar ou não a cauda presa, dependendo da receita ou de suas preferências 11. Se o peixe não foi previamente submetido ao processo de congelamento rápido ou para uma correta conservação no freezer, disponha as aliches, inteiras ou em filés, sobre uma bandeja cobrindo-a com filme plástico 12 e coloque no congelador a uma temperatura de pelo menos -10°. Uma vez que estiverem endurecidas, você pode transferi-las para um saco de congelamento e mantê-las congeladas por pelo menos uma semana 12. Depois disso, estarão prontas para uso.