Anchovas marinadas

/5

APRESENTAÇÃO

São pequenas, geralmente podem ser compradas por um preço módico e são ricas em propriedades nobres. Quem são? As anchovas! Fritas, na assadeira com batatas, na parmigiana... este peixe azul é o protagonista indiscutível também desta receita comum nas zonas costeiras do Bel Paese. As anchovas marinadas são servidas como aperitivo e muitas vezes também são encontradas nos cardápios dos restaurantes. O sabor da marinada, intenso e acidulado, combina com a maciez do peixe azul, tornando este prato de verão muito saboroso e fresco. Se na sua mesa estão presentes aperitivos como o inigualável coquetel de camarão, o requintado carpaccio de peixe-espada ou um cenário carpaccio de polvo, não podem faltar as anchovas marinadas!

Descubra também como preparar essas receitas com anchovas:

  • Torradas com anchovas marinadas
  • Anchovas ao forno

INGREDIENTES
Anchovas (anchovas) 500 g - (resfriadas rapidamente)
Alho 4 g
Suco de limão 150 g
Salsa 20 g
Azeite virgem extra 140 g
Pimenta preta quanto baste
Vinagre de vinho branco 20 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar as anchovas marinadas, comece pela marinada: em um mixer coloque a salsa junto com um dente de alho 1, e 40 g de azeite de oliva 2 e triture tudo por alguns instantes 3.

Esprema os limões 4, e recolha o suco em um recipiente junto com o azeite de oliva 5 e ajuste o sal e a pimenta-do-reino 6.

Misture bem ajudando-se com um batedor de mão 7 ou os dentes de um garfo e, quando os dois compostos estiverem bem integrados 8, adicione o trito à base de salsa 9.

Continue misturando com o batedor 10, então reserve a marinada 11. Enquanto isso, prossiga para a limpeza das anchovas 12; uma vez que estas não sofrerão nenhuma cocção, é muito importante garantir que foram congeladas no momento da compra (escolha sempre anchovas frescas na sua peixaria de confiança); para maior segurança, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus (já evisceradas) e depois descongelar para usar na receita.

Use luvas de látex descartáveis, então destaque a cabeça 13, depois passe o polegar ao longo do ventre para abri-las como um livro, para poder retirar a espinha central e limpar as vísceras 14, finalmente enxágue os filés sob um fio de água (para eliminar todas as impurezas), tendo muito cuidado para não dividir o peixe em duas metades 15.

Organize os filés de anchovas bem limpos em um recipiente grande, um ao lado do outro 16 e despeje a marinada que você preparou 17, depois cubra com filme plástico. Deixe repousar por pelo menos 5 horas à temperatura ambiente 18.

Passado o tempo necessário, retire o filme plástico e despeje o vinagre de vinho branco 19, misture 20 e, finalmente, escorra ligeiramente da marinada e organize as anchovas marinadas em um prato para servir e apreciar como aperitivo 21!

Conservação

Recomenda-se consumir as anchovas marinadas na hora; você pode conservar na geladeira as anchovas marinadas cobrindo-as com filme plástico por no máximo 1 dia.

Você pode congelar as anchovas depois de evisceradas e limpas, em uma bandeja coberta com filme plástico e, quando estiverem endurecidas, transferi-las para um saco de congelamento para alimentos e mantê-las congeladas por pelo menos uma semana antes de usá-las para suas preparações marinadas.

Dica

Não se importa com o picante? Adicione à marinada pimenta fresca cortada em fatias finas junto com algumas sementes!

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicozido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Curiosidade

O termo "marinar" refere-se a uma preparação que serve para temperar, conservar e amaciar peixes, mas também carnes. Antigamente, utilizava-se o sistema de salmoura: daí "água marinha", portanto "marinada". Com o tempo, no entanto, a técnica foi aprimorada utilizando-se vinagre de vinho branco, frequentemente acompanhado de suco de limão que "cozinha" ligeiramente as carnes. O sal, por sua vez, quase nunca deve ser adicionado à marinada, pois faz com que os sucos saiam das carnes "cozinhando-as", no entanto, se a marinada necessária superar 48 horas, então seria apropriado adicioná-lo para prolongar o período de conservação do alimento.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.