Compota de cebolas de Tropea ao balsâmico

/5

APRESENTAÇÃO

A compota de cebolas de Tropea ao balsâmico é uma receita simples de preparar e muito saborosa, feita com cebolas roxas de Tropea murchas com vinagre balsâmico e mel. O sabor delicado da compota de cebolas de Tropea ao balsâmico torna esta preparação excelente como acompanhamento de vários pratos, incluindo queijos maturados, assados de porco ou peixe. A compota de cebolas de Tropea ao balsâmico também é muito boa servida como aperitivo sobre crostini de pão.

Experimente também a geleia de cebolas e as cebolas de Tropea caramelizadas!

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 potes de 150 g
Cebolas roxas de Tropea 500 g - (cerca de 6-7 cebolas)
Açúcar 250 g
Vinagre balsâmico 100 g
Mel millefiori 20 g

Preparação

Para preparar a compota de cebolas de Tropea ao balsâmico, comece pela limpeza das cebolas: lave, descasque e corte as cebolas em fatias 1 (para esta operação, recomendamos o uso de luvas descartáveis para evitar que o cheiro de cebola fique nas mãos). Pegue uma panela, adicione as cebolas e o vinagre balsâmico 2, e deixe murchar por 10 minutos em fogo baixo, mexendo frequentemente 3.

Quando as cebolas estiverem murchas, adicione o mel 4 e o açúcar 5 e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos em fogo bem baixo, continuando a mexer frequentemente 6; verifique se a compota permanece macia e não tende a "caramelizar". Quando o tempo indicado tiver passado, verifique o cozimento fazendo o teste do pires: despeje uma colher de chá de compota de cebolas de Tropea ao balsâmico em um pires inclinado, estará pronto se não escorrer, mas permanecer bastante compacta e homogênea, caso contrário, cozinhe um pouco mais.

Agora cuide da sanitização dos potes (7-8): seguindo as instruções do Ministério da Saúde indicadas no final da receita. Coloque a compota de cebolas de Tropea ao balsâmico nos potes, cuidando para deixar 2-3 cm de espaço da borda, em seguida, feche bem os potes. Uma vez colocada a compota nos potes, feche e passe para a fervura, ou seja, a pasteurização, sempre seguindo as instruções das diretrizes ministeriais. Finalmente, verifique se o vácuo foi formado corretamente: se ao pressionar a tampa NÃO ouvir o "click clack", significa que o vácuo foi feito corretamente. Uma vez pronta, a compota de cebolas de Tropea ao balsâmico deve ser armazenada em um local fresco e seco e, no momento de servi-la, coloque-a em uma tigela e acompanhe com um bom queijo maturado 9.

Conservação

Guarde a compota em um local fresco e seco e, uma vez aberta, na geladeira.

Conselho

Você também pode servir a compota com carnes assadas ou peixe.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as orientações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas sempre tendo em mente que jamais se alcançará a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma correta preparação de conservas feitas em casa, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.