Cordon bleu com Asiago DOP e radicchio

/5

APRESENTAÇÃO

Os cordon bleu que todos conhecemos são certamente aqueles à base de frango, presunto e queijo. Mas, como em qualquer receita, na cozinha existem infinitas variações, que permitem usar ingredientes sazonais sempre diferentes e aqueles que mais agradam ao nosso paladar. Hoje queremos surpreender você, com nossos cordon bleu com Asiago DOP e radicchio, uma variação perfeita para o inverno! No lugar do frango, presente na versão clássica, escolhemos usar lombo de porco e no lugar do clássico presunto cozido utilizamos radicchio, cozido rapidamente na frigideira com um pouco de vinagre de framboesa, que ajudará a suavizar seu sabor amargo. Obviamente, não poderíamos abrir mão do queijo derretido, contido no interior, então inserimos no centro dos nossos cordon bleu pedaços de Asiago DOP que combinam perfeitamente com o sabor do radicchio e da carne. Corra para preparar também esta receita e deixe-se conquistar pela sua crocância!

INGREDIENTES

Lombo de porco 360 g - (8 fatias)
Asiago 100 g - DOP fresco
Rabanete 400 g
Vinagre de framboesa 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta quanto baste - mistura
para empanar e fritar
Ovos 3
Farinha tipo 00 quanto baste
Farinha de rosca quanto baste
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para preparar os cordon bleu com Asiago DOP e radicchio, a primeira coisa a fazer é cuidar do radicchio: corte-o em 4 e depois em tiras 1. Coloque-o na frigideira com um fio de azeite 2 e cozinhe por cerca de dez minutos para que torre bem. No final do cozimento, tempere com sal e pimenta 7.

Agora, adicione o vinagre de framboesa 4, misture e desligue o fogo 5. Deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, cuide do queijo Asiago DOP fresco. Corte-o em fatias de 1 cm de espessura 6.

Depois ajuste os pedaços para que possam ficar no centro das fatias de lombo 7. Coloque a primeira fatia de lombo em uma tábua de corte, posicione um pouco de radicchio por cima 8 e um pedaço de Asiago DOP fresco 9.

Cubra com mais radicchio, posicione outra fatia de lombo por cima 10, pressionando bem as bordas. Empane o cordon bleu, passando primeiro na farinha 11, depois no ovo batido 12.

Por último, passe no pão ralado 13. Preste atenção a esta operação, selando bem todas as bordas 14 para que não se abram durante a fritura. Prepare assim todos os outros. Agora cuide da fritura. Mergulhe um cordon bleu de cada vez em óleo abundante pré-aquecido a 170° 15.

Cozinhe por alguns minutos até que fique bem dourado e homogêneo. Escorra o cordon bleu 16 e transfira-o para uma bandeja com papel para frituras 17. Continue assim, fritando os outros também. Sirva seus cordon bleu quentes, acompanhados de uma salada de radicchio cru 27.

Conservação

Recomendamos consumir os cordon bleu imediatamente, bem quentes. Em alternativa, é possível conservá-los na geladeira por 1-2 dias e aquecê-los antes de servir.

Conselho

Se preferir, você pode substituir o vinagre de framboesa por um vinagre de maçã ou um de mirtilo, que também conferirão doçura ao radicchio, suavizando seu sabor amargo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.