Espetinhos à bolonhesa

/5

APRESENTAÇÃO

Os espetinhos à bolonhesa são uma entrada deliciosa de carne, queijo e mortadela combinados para formar apetitosos espetinhos.
Nossa blogueira bolonhesa Annalisa, do blog La cucina di Asi, nos propõe uma versão destes deliciosos petiscos!
Em sua receita, entre a mortadela e o queijo emmental, encontramos o lombo, enquanto a tradição manda que para os espetinhos se use fígado junto com outros cortes de carne.
Os espetinhos são de fato um prato histórico, cujas origens remontam à metade do século XIX.
Isso também é mencionado por Pellegrino Artusi e em seu livro de receitas ele os chama de "Fritura nos espetinhos", uma variante ainda mais "robusta" com fígados de frango e língua.
Annalisa, junto com Sonia, nos mostrará como preparar os espetinhos começando pelo cremoso molho bechamel, com o qual os espetinhos serão cobertos e passados no empanado antes de serem fritos e servidos bem quentes!
Fazer os espetinhos à bolonhesa é simples e seguindo passo a passo a vídeo receita será ainda mais difícil resistir a não prepará-los!

INGREDIENTES

Ingredientes para 18 espetinhos
Lombo de porco 100 g
Mortadela 100 g - uma peça única
Emmental 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o molho bechamel
Leite inteiro 250 ml
Farinha tipo 00 30 g
Manteiga 30 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Para o empanado
Farinha de rosca 100 g
Ovos 1 - médio
Para fritar
Óleo de amendoim 1 ½ l

Preparação

Para preparar os espetinhos à bolonhesa, comece pelo molho bechamel. Para o procedimento, você também pode consultar a ficha do molho bechamel. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo, depois adicione a farinha peneirada 1. Misture com um batedor de espiral ou um batedor comum para evitar que se formem grumos e aos poucos adicione o leite em fio 2. Misture até que o bechamel atinja a consistência de um creme aveludado 3. Em seguida, adicione sal, pimenta a gosto e uma pitada de noz-moscada ralada. Agora que o bechamel está pronto, transfira-o para uma tigela e deixe esfriar. Se você preparar o bechamel para os espetinhos com muita antecedência, é aconselhável colocá-lo em uma tigela coberta com filme plástico para que não resseque muito. Se engrossar demais, pode-se diluir com leite frio, misturando com um batedor.

Agora proceda para preparar os espetinhos: corte em cubinhos de cerca de um centímetro e meio de lado, a mortadela, o queijo emmental e o lombo que você usará alternando para preparar os espetinhos (4-5-6).

Em uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva e salteie os cubinhos de lombo por poucos minutos 7, virando-os frequentemente para dourar todos os lados (8-9). Retire do fogo e deixe esfriar antes de começar a formar os espetinhos.

Agora que você tem todos os ingredientes prontos 10, pegue 18 espetinhos e comece a espetar em cada um um cubinho de mortadela, um cubinho de lombo 11 e um de queijo 12, unindo-os bem para que fiquem próximos. Você pode optar por colocar o cubinho de queijo no meio para reduzir o risco de derreter durante a cocção.

Coloque os 18 espetinhos obtidos em um prato 13 enquanto prepara os ingredientes para o empanado: em um prato fundo ou uma tigela, bata os ovos com uma pitada de sal 14. Em outro prato fundo ou uma tigela, coloque a farinha de rosca. Você terá então três tigelas com os ingredientes necessários para "mergulhar" os espetinhos antes de fritá-los 15.

Na ordem, mergulhe cada espetinho primeiro no molho bechamel que você deixou de lado 16, depois no ovo 17 e finalmente passe na farinha de rosca 18.

Certifique-se de que os espetinhos estejam bem cobertos de todos os lados 19. Agora, encha uma panela grande com óleo vegetal e aqueça até 170°-180°, não mais, para evitar que o óleo solte fumaça (se você não tiver um termômetro, pode quebrar um pouco de farinha de rosca na panela e quando fritar de forma viva, o óleo está pronto para fritura). Mergulhe dois ou três espetinhos de cada vez para não baixar a temperatura do óleo e frite-os por poucos minutos, até que fiquem bem dourados 20. A fritura deve ser rápida, caso contrário o queijo derreterá demais. Escorra os espetinhos à bolonhesa com a ajuda de uma escumadeira, coloque-os sobre papel absorvente, depois salgue e sirva bem quentes 21!

Conservação

Os espetinhos à bolonhesa são excelentes se consumidos bem quentes e crocantes.
Podem ser preparados pela manhã, guardados na geladeira empanados e crus cobertos com filme plástico para serem fritos no mesmo dia.
Podem ser congelados crus após empanados e vão direto para fritar ainda congelados.

Conselho

Servidos quentes, talvez acompanhados de um Lambrusco emiliano, um tinto frisante de perder a cabeça (no sentido de que parece leve, mas depois...), os espetinhos à bolonhesa são um daqueles pratos que fazem qualquer um salivar. Em primeiro lugar, o aroma da mortadela. Depois, o jogo de texturas: o lombo (ou qualquer outro tipo de carne que você queira usar) mais firme, e o emmental (ou gruyère, ou outro queijo que não derreta em alta temperatura) mais macio e derretido. O que você está esperando, corra para a cozinha para prepará-los!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.