Cordon bleu de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

Rainha do inverno e rica nas cores do outono, a abóbora nos acompanha nessas duas estações com uma doçura única. Seu sabor inconfundível se adapta a todas as receitas, sejam elas doces ou salgadas. Hoje quisemos usá-la para uma receita um pouco incomum, mas que nos conquistou imediatamente! Os cordon bleu de abóbora são extremamente crocantes, graças à sua dupla panagem, mas guardam um recheio macio e um coração derretido. Assim como na receita mais clássica, realizada com frango, não faltará o presunto cozido e este segundo prato será perfeito para todas as ocasiões, como um jantar entre amigos.

Não perca também estas deliciosas variações do cordon bleu, uma para cada estação!

INGREDIENTES

Ingredientes para 6 cordon bleu
Abóbora 220 g - abóbora
Mozzarella 125 g
Presunto cozido 3 fatias
Ovos 3
Farinha de rosca 150 g
Grana Padano DOP 20 g - para ralar
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Pimenta em pó 1 pitada
Alecrim quanto baste - picado
Para fritar
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para preparar os cordon bleu de abóbora, a primeira coisa a fazer é descascá-la 1. Em seguida, corte-a em fatias grossas de cerca de meio cm 2. Você deverá obter 12 fatias 3.

Neste ponto, bata os ovos em uma tigelinha com sal e pimenta 4. Despeje a farinha de rosca em uma travessa, adicione o alecrim picado, o parmesão 5, a pimenta em pó 6. Misture com uma colher e reserve.

Coloque sobre uma primeira fatia de abóbora, meia fatia de presunto cozido 4 e uma fatia de mussarela 5. Feche com outra fatia de abóbora 6. Faça o mesmo para todas as outras.

Neste ponto, mantendo as duas fatias de abóbora bem unidas com as mãos, passe um cordon bleu de cada vez primeiro no ovo 10, depois na farinha de rosca, novamente no ovo 11 e mais uma vez na farinha de rosca 12. Desta forma, você terá uma dupla panagem.

Coloque-o em uma bandeja 13 e continue com todos os outros. Enquanto isso aqueça o óleo, deverá atingir a temperatura de 140°. Quando estiver na temperatura correta, com a ajuda de uma espumadeira, mergulhe o primeiro cordon bleu no óleo 14 e cozinhe por cerca de 5 minutos 15.

até que esteja bem dourado. Neste ponto, escorra-o 16 e transfira para uma bandeja forrada com papel absorvente 17. Continue dessa forma. É preferível fritar 1-2 peças no máximo de cada vez para não baixar muito a temperatura do óleo. Salgue levemente e sirva os cordon bleu de abóbora ainda quentes 18.

Conservação

Saboreie os cordon bleu de abóbora ainda quentes. Alternativamente, é possível conservá-los na geladeira por no máximo um dia e aquecê-los no forno no momento de servi-los.

Conselho

Você pode usar speck ou outro embutido no lugar do presunto.

Se preferir, pode substituir a mussarela por outro queijo de massa filante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.