Costeletas à valdostana

/5

APRESENTAÇÃO

À palavra "costeleta" já os olhos brilham! Aqui estamos em um nível pro: as costeletas à valdostana além de serem empanadas e fritas como a clássica Costeleta à milanesa são também recheadas com fontina e presunto cozido. Um dos pratos da tradição no Vale de Aosta, conhecidos em todo o mundo e apreciados especialmente no período de outono e inverno, para saborear como um substancial prato principal nas trattorias e restaurantes típicos... e, uma vez apaixonado por este prato, também para preparar em casa! Peça ao seu açougueiro dicas de como preparar melhor o corte de carne para recheá-lo, empaná-lo e fritar com arte sua costeleta à valdostana!

Aqui estão outras deliciosas receitas de costeletas:

INGREDIENTES

Para 4 costeletas
Costeletas de vitela 4 - sem osso
Presunto cozido 100 g - (para cortar não muito fino)
Fontina 160 g
para empanar
Ovos 4 - médias
Farinha de rosca 200 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para fritar
Manteiga clarificada 250 g

Preparação

Para as costeletas à valdostana, comece cortando o presunto e o queijo fontina em fatias de meio centímetro 1. Depois, limpe o osso da carne, descole a carne do osso e abra como um livro com uma faca de carne bem afiada 2. Bata levemente com o batedor de carne umedecido (para que a carne não se rasgue ao bater), até obter uma espessura de cerca de 0,5 cm. Recheie com algumas fatias de fontina 3.

Adicione também 40 g de presunto em fatias 4 e depois mais um pouco de fontina (no total recomendamos cerca de 25 g por costeleta), antes de fechar e bater levemente novamente com o batedor de carne sempre umedecido previamente. Uma vez recheadas as suas costeletas, você pode passar para a empanagem: bata os ovos em um prato muito grande ou em uma bandeja 6, depois despeje a farinha de rosca também em um prato muito grande ou em uma bandeja.

Sal e pimenta a gosto a carne de ambos os lados 7. Passe a costeleta assim recheada primeiro nos ovos 8 e depois na farinha de rosca 9, certificando-se de ter empanado de maneira uniforme ambos os lados.

Você deverá proceder com uma dupla empanagem, então novamente em ovo e na farinha de rosca para que as costeletas fiquem bem seladas, principalmente nas bordas 10. Você pode despejar a manteiga clarificada em uma frigideira antiaderente muito grande 11: quando estiver derretida e na temperatura, você pode cozinhar uma costeleta de cada vez 12.

Deixe dourar bem de ambos os lados, levará cerca de 18 minutos no total 13, depois escorra em papel toalha para frituras 14. Deixe descansar por cerca de 5 minutos para que os sucos se redistribuam. Tempere com flocos de sal e sirva sua costeleta à valdostana, talvez com batatas fritas ou assadas ou legumes salteados 15.

Conservação

Recomenda-se consumir a costeleta à valdostana logo após o descanso de 5 minutos.

Não recomendamos congelar.

Conselho

Recomendamos rechear conforme indicado, sem chegar com o recheio nas bordas para que a costeleta fique bem selada e não abra durante o cozimento.

Recomendamos bater a carne com o batedor de carne umedecido para não rasgá-la, ou então protegida por papel manteiga.

Existe outra versão da costeleta valdostana: costeleta empanada e frita com presunto cozido e fontina por cima. Qual você prefere?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.