Costeletas de cordeiro fritas

/5

APRESENTAÇÃO

Páscoa está chegando e vocês já estão pensando no menu para compartilhar com amigos e familiares... então queremos aguçar seu paladar com um prato principal suculento, para apreciar pelo menos uma vez: as costeletas de cordeiro fritas, em vez das clássicas costeletas de cordeiro assadas! A dupla camada de empanado, feita com ovos, Parmesão e farinha de rosca, cria uma crosta crocante e saborosa que guarda um interior macio. A fritura com azeite de oliva em uma temperatura ligeiramente mais baixa do que o habitual garantirá um resultado perfeito: muito macio por dentro e agradavelmente crocante por fora. Lembre-se de deixar o osso sem empanado: para este prato, tudo é permitido... por uma vez esqueça a etiqueta à mesa e sinta-se livre para abandonar os talheres e comer as costeletas de cordeiro fritas com as mãos! Uma maneira mais do que convivial de saborear junto com seus convidados este prato simples de se degustar como alternativa à habitual costeleta!

Descubra também outras maneiras de cozinhar as costeletas de cordeiro:

  • Costeletas de cordeiro parmesão e salsinha
  • Costeletas de cordeiro em crosta de pistache
  • Costeletas de cordeiro marinadas
  • Abbacchio a scottadito
  • Costeletas de cordeiro na frigideira

INGREDIENTES
Ingredientes para 8 costeletas
Costelas de cordeiro 8 - (cerca de 320 g)
Ovos 2 - médias
Parmigiano Reggiano DOP 20 g - ralado
Farinha de rosca quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra 800 g - para fritar

Preparo

Para preparar as costeletas de cordeiro fritas, comece cortando do carré 8 costeletas com uma faca 1 e reserve. Agora dedique-se ao empanado: em uma tigela baixa e larga que possa conter as costeletas, coloque os ovos inteiros, bata-os com um garfo 1, tempere com o Queijo Parmesão ralado 3

sal e pimenta (4-5) e misture novamente para obter uma mistura homogênea. Em outra tigela, coloque a farinha de rosca. Pegue uma costeleta de cada vez, passe-a no ovo batido, deixando o osso descoberto 6;

em seguida, passe na farinha de rosca 7, novamente no ovo 8 e, finalmente, passe novamente na farinha de rosca 9,

para obter um empanado duplo 10 que deixará as costeletas de cordeiro fritas ainda mais crocantes. Agora você pode prosseguir com o cozimento: coloque o azeite em uma panela de bordas altas, aqueça o óleo e use um termômetro para verificar que a temperatura atinja, mas não ultrapasse, 170°C para obter uma fritura perfeita e seca. Frite as costeletas por cerca de 4-5 minutos, mergulhando-as enquanto segura o osso com as mãos ou com pinças de cozinha. Recomenda-se não cozinhar mais de uma ou duas de cada vez, para não diminuir a temperatura do óleo (11-12). O tempo de cozimento pode variar com base no tamanho das costeletas.

Uma vez cozidas 13, transfira-as para uma bandeja forrada com papel absorvente para retirar o excesso de óleo 14. Sirva as costeletas de cordeiro fritas ainda quentes para apreciá-las bem crocantes 15!

Conservação

É preferível consumir as costeletas de cordeiro na hora; se sobrar alguma, você pode armazená-las em um recipiente hermético na geladeira por no máximo 1 dia. Não é recomendável congelar após o cozimento.

Dica

Quer aromatizar o empanado? Basta adicionar uma pitada de salsinha, alecrim ou tomilho picado, a escolha é sua!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.