Cream tart salgada

/5

APRESENTAÇÃO

A cream tart salgada é uma versão de uma das sobremesas que conquistou os internautas de todo o web! Hoje reinventamos essa sobremesa, dando à clássica cream tart uma nova roupagem, que a tornará perfeita para participar dos seus buffets e, por que não, poderá até mesmo se tornar um bolo dedicado àqueles que não gostam de doces! Além de sua aparência, certamente cênica, o que conquistará seus convidados será a sua frescura, o gosto ácido do queijo e a fragrância da massa quebrada salgada! E assim como na cream tart, você poderá se soltar criando novas formas e novos recheios, conforme a ocasião e o seu gosto!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa salgada
Farinha tipo 00 250 g
Ovos 52 g - cerca de 1
Manteiga 125 g - frio
Sal grosso 5 g
para o recheio
Queijo cremoso 250 g
Creme de leite fresco líquido 100 g
Sal fino quanto baste
para decorar
Cenouras 1
Abobrinhas 1
Limões 1
Azeitonas pretas 5 - sem caroço
Tomates cereja 9 - coloridos
Sementes de papoula quanto baste
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a cream tart, a primeira coisa a fazer é colocar em um mixer a farinha, a manteiga fria cortada em cubos 1, o sal grosso 2 e, por fim, os ovos 3.

Ligue o mixer até que a massa esteja compacta 4. Transfira para uma bancada 5 e forme um bloco; envolva-o em filme plástico 6 e coloque na geladeira por pelo menos 1 hora.

Retire as pontas das abobrinhas e das cenouras, depois descasque estas últimas. Usando sempre o descascador, obtenha fatias bem finas de ambos os vegetais. Despeje um fio de azeite em uma assadeira e junte as cenouras 8 e as abobrinhas 9.

Adicione uma pitada de sal, a casca do limão 10 e o suco de meio 11. Misture tudo com um garfo 12, cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira.

Depois que a massa descansou, estenda-a com um rolo 13 até obter uma espessura de cerca de 5 mm 14. Você deverá estender a massa de modo a conseguir 2 discos de 18 cm 15.

Depois, usando um cortador de biscoitos de 9 cm, corte um círculo dentro do seu disco 16. Transfira os dois anéis para uma assadeira forrada com papel manteiga (17-18) e asse em forno estático a 180° por cerca de 20 minutos. Com a massa que sobrar, você poderá fazer tartaletas salgadas ou biscoitinhos para decorar a mesma cream tart.

Após os 20 minutos, retire os anéis do forno e deixe esfriar 19. Enquanto isso, prepare o creme de queijo. Despeje o queijo cremoso em uma tigela e misture com um batedor 20. Continuando a mexer, adicione também o creme de leite aos poucos 21 e salgue a mistura.

Transfira o creme obtido para um saco de confeitar com bico liso de 13 mm 22. Corte os tomatinhos ao meio no sentido do comprimento 23. Coloque um dos anéis de massa quebrada salgada em um prato de servir, então faça pitangas de creme 24 em toda a superfície.

Coloque o segundo disco por cima 25 e faça outra camada de creme, como acabamos de fazer (26-27).

Agora decore a superfície da cream tart salgada com as fatias de abobrinha, de cenoura e com os tomatinhos 28. Decore com sementes de papoula 29 e sirva 30.

Conservação

A cream tart salgada pode ser conservada na geladeira por 1-2 dias, bem coberta.
A massa quebrada salgada pode ser conservada na geladeira por 3-4 dias, envolta em filme plástico. Alternativamente, é possível congelá-la por 1 mês.

Dica

Solte a criatividade nas decorações com salmão defumado, presunto cozido ou salame. Use tomates secos, azeitonas e alcaparras!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.