Crocante

/5

APRESENTAÇÃO

O crocante é uma preparação doce típica de várias regiões da Itália, feita em várias versões dependendo das nozes utilizadas: Crocante de amêndoas, avelãs ou uma mistura de nozes como nesta receita. Certamente você já teve a oportunidade de provar essa iguaria, que não é apenas um doce natalino, mas pode ser encontrada sempre nas feiras e nos mercados, especialmente no período de inverno. Atrai com seu brilho e gostosura: muitas nozes deliciosas torradas unidas por açúcar caramelizado. Descubra conosco como preparar o crocante em casa, para servir em lindas barras, perfeitas também para presentear nos seus cestas de Natal faça você mesmo junto a:

INGREDIENTES

para uma forma de 20x20 (cerca de 8 barras)
Amêndoas peladas 80 g
Nozes inteiras sem pele 70 g
pistachios 50 g - sem casca
Pinhões 30 g
Miolo de nozes 70 g
Sementes de gergelim 2 colheres
Açúcar 350 g
Água 3 colheres
Suco de limão 1 colherinha
para a forma
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para preparar o crocante, primeiro torre as nozes: coloque em uma assadeira os pinhões, os pistaches, as amêndoas e as avelãs 1, distribuindo-os pela assadeira 2 e torando-os no forno estático pré-aquecido a 180° por 5 minutos. Depois de torrados, coloque as nozes em uma tábua de corte e adicione também os miolos de nozes 3.

Pique tudo grosseiramente com uma faca 4. Despeje a mistura em uma tigela, adicione o gergelim 5 e misture. Agora cuide do caramelo: em uma panela, despeje a água e o açúcar 6.

Adicione também o suco de limão 7, mexa com uma colher 8 e deixe derreter até que o xarope atinja a temperatura de 140°. Pegue uma forma quadrada sem fundo de 20x20 cm e coloque-a sobre uma assadeira forrada com papel manteiga 9.

Unte a borda interna da forma 10. Enquanto isso, o xarope terá se tornado de cor âmbar e aparecerão bolhas na superfície 11. Neste ponto, adicione as nozes 12.

Misture para integrar 13 e deixe cozinhar por mais 2-3 minutos. Despeje a mistura na forma 14, distribuindo-a uniformemente com uma colher de pau 15.

Deixe esfriar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos (ainda estará macio e maleável). Após o tempo de descanso, antes de retirar a forma, passe a lâmina de uma faca por toda a borda 16, assim será mais fácil retirar a forma 17 18.

Vire o crocante sobre uma tábua de corte, remova o papel manteiga 19 e corte em 8 pedaços iguais 20. Deixe descansar até que as barras estejam completamente consolidadas e endurecidas. Depois, você pode transferir o crocante para um prato de servir 21!

Conservação

Para conservar melhor o crocante, recomendamos embrulhá-lo em papel alumínio e colocá-lo em uma lata ou em um pote com tampa, somente quando estiver frio.

Guarde o recipiente em um local fresco e seco, pois com o calor o açúcar caramelizado tende a derreter.

Conselho

Você pode fazer o crocante também adicionando sementes de abóbora, de girassol ou dar uma nota mais salgada com amendoins.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.