Croissant

/5

APRESENTAÇÃO

O que pode ser mais doce do que descobrir sob um pano de cozinha uma assadeira de croissants fermentados, prontos para serem pincelados e assados para ficarem brilhantes e dourados? Exatamente como na romântica cena do filme It's complicated, quando Meryl Streep abre sua padaria à noite para preparar deliciosos chocolate croissant com Steve Martin. Uma doce magia de manteiga e farinha que você pode realizar em casa, com os valiosos conselhos do chef Paolo Griffa, uma jovem estrela da culinária italiana. Passo a passo, o chef revelará a técnica para fazer a massa folhada ideal e obter croissants folhados à perfeição. Com um pouco de paciência, você assará croissants crocantes para saborear puros ou recheados com creme de confeiteiro, creme de chocolate ou a geleia que você mais ama. Seus cafés da manhã nunca mais serão os mesmos: com uma mordida, você será transportado para as atmosferas parisienses das viennoiserie onde a fabricação de croissants é pura paixão e arte.

Experimente também:

  • Croissant bicolor
  • Pãezinhos com fermento natural
  • Pãezinhos folhados à italiana
  • Pãezinhos integrais
  • Croissants salgados
  • Pain au chocolat
  • Rosas de massa folhada

INGREDIENTES

Ingredientes para 22-24 croissants
Farinha tipo 00 400 g
Farinha Manitoba 100 g
Água 250 g - em temperatura ambiente
Creme de leite fresco líquido 50 g - em temperatura ambiente
Fermento biológico fresco 10 g
Açúcar 60 g
Sal fino 12 g
Manteiga 300 g - (macio mas ainda plástico, de alta qualidade)
para pincelar
Gemas 2
Leite inteiro quanto baste

Preparo

Para preparar os croissants, comece colocando na batedeira com gancho a farinha de trigo 00, a farinha manitoba 1, o fermento biológico fresco esfarelado 2 e a água 3. Ligue a batedeira em velocidade baixa e, assim que os ingredientes estiverem misturados, aumente para velocidade média. Nesta fase, a massa deve ficar elástica e macia: levará cerca de 5 minutos.

Em seguida, pare a batedeira, adicione o creme de leite 4, o sal e o açúcar 5. Ligue novamente a batedeira inicialmente em velocidade baixa e depois média, trabalhando tudo por cerca de 8 minutos, até que as bordas da tigela da batedeira fiquem limpas e a massa esteja bem misturada. Ao final, a massa estará macia, elástica e sedosa 6.

Retire-a com a espátula 7, dê-lhe uma forma esférica, então transfira-a para uma tigela grande 8 e cubra com filme plástico 9. Deixe fermentar em um local sem correntes de ar (ou no forno desligado com a luz acesa) por cerca de 2 horas. Alternativamente, você pode colocá-la na geladeira durante a noite: isso tornará a massa ainda mais fácil de trabalhar. Antes de colocá-la na geladeira, deixe-a coberta em temperatura ambiente por uma hora.

Após o tempo indicado, recupere a massa, polvilhe a superfície com um pouco de farinha 10, vire-a sobre a superfície de trabalho levemente enfarinhada e polvilhe também a parte que estava em contato com o fundo da tigela 11. Proceda estendendo a massa com o rolo de massa, delicadamente, sem pressionar excessivamente 12

até formar um retângulo de 45x25 cm 13. Pegue o bloco de manteiga, que deve estar maleável (pode tirá-lo da geladeira cerca de dez minutos antes de usá-lo na receita). Polvilhe levemente a superfície de trabalho com farinha, polvilhe também a manteiga 14 e estenda-a com o rolo de massa, virando-a de tempos em tempos, para dar uma forma quadrada de 25x25 cm 15 com espessura de cerca de meio cm.

Remova o excesso de farinha e coloque o quadrado de manteiga no centro da massa estendida 16. Dobre uma das bordas da massa em direção ao centro 17, depois faça a mesma operação com a outra borda, sem sobrepor excessivamente 18.

Pegue uma bandeja, forre-a com filme plástico e coloque a massa 19 e cubra-a com filme plástico. Coloque na geladeira por 15 minutos, tempo suficiente para que a massa possa ser estendida novamente com o rolo de massa. Passados esses minutos, remova o filme plástico, polvilhe levemente a superfície de trabalho e o bloco, vire-o sobre a superfície de trabalho, polvilhe levemente também o outro lado do bloco e estenda-o com o rolo de massa na direção das aberturas, no sentido do comprimento 20. Agora você terá que fazer três dobras desta maneira: leve uma borda da massa até um terço do retângulo 21

e depois cubra com a outra borda 22. A primeira dobra está feita: você pode novamente envolver seu bloco em filme plástico 23 e colocar na geladeira por 30 minutos. Depois disso, proceda da mesma forma, estendendo o bloco sempre na direção das aberturas 24

e dobrando as bordas como indicado anteriormente 25; após fazer a segunda dobra em três, você pode colocar o bloco na geladeira envolto em filme plástico por 30 minutos 26. Passado esse tempo, você pode proceder à terceira e última dobra com os mesmos passos anteriores de estender 27

e dobrar a massa 28. Desta vez, no entanto, você deve deixar o bloco na geladeira coberto com filme plástico por pelo menos 2 horas. Após esse tempo, recupere a massa: polvilhe levemente a superfície de trabalho, polvilhe levemente o bloco e proceda estendendo sempre na direção das aberturas, com uma espessura de cerca de 2,5-3 mm. Você deve obter um retângulo de 40x60 cm 29; enquanto trabalha para estendê-lo, polvilhe levemente e vire-o de tempos em tempos. Pegue uma régua, divida o retângulo em duas metades 30, no sentido da largura,

para obter dois retângulos de 20X60 cm 31. Neste ponto, usando um cortador de massa, faça cortes a cada 10 cm em um dos lados de cada retângulo 32. Depois, no outro lado do retângulo, marque um ponto a cada 5 cm 33, sem cortar; será a ponta dos seus croissants.

Nesse ponto, corte a massa formando seus triângulos 34. Com essas quantidades, você obterá cerca de 22-24 triângulos. Comece a formar seus croissants: pegue um triângulo de massa, segurando a base com uma mão, estique-o levemente puxando a ponta com delicadeza 35 e faça um corte no centro da base de cerca de 2-3 cm de comprimento 36.

Nesse ponto, enrole o croissant em si mesmo, puxando levemente em direção à ponta 37 e depois fechando-o em meia-lua 38. Você deve obter 3 voltas completas, ou seja, 4 espirais. Coloque os croissants em uma assadeira forrada com papel manteiga, espaçando-os entre si 39. Deixe os croissants fermentarem em um forno desligado com a luz acesa ou em um ambiente sem correntes de ar por uma hora e meia.

Passado esse tempo, em uma tigelinha, bata as gemas com o leite: pincele seus croissants com um pincel muito macio 40, desta forma, após o cozimento, eles ficarão dourados e brilhantes. Asse em forno pré-aquecido, ventilado, a 200° por cerca de 25 minutos. Verifique-os frequentemente durante o cozimento, sem nunca abrir a porta do forno. Uma vez assados 41, retire seus croissants do forno e saboreie-os quentes 42!

Conservação

Como esta receita usa fermento biológico, os croissants se mantêm suficientemente crocantes por no máximo 1 dia em um saco de papel ou sob uma cúpula de vidro; antes de servi-los, você pode aquecê-los levemente no forno. Você pode congelar os croissants formados antes da última fermentação: pode então tirá-los do congelador, descongelá-los durante a noite no forno desligado e, em seguida, pincelá-los como indicado na receita. Em seguida, asse-os conforme indicado. Alternativamente, você também pode congelá-los depois de assados.

Conselho

Recheie seus croissants com creme de confeiteiro, creme de confeiteiro de chocolate ou pistache ou outros sabores de sua preferência, inclusive com geleias ou marmeladas. Somente para estes dois últimos recheios é possível rechear os croissants antes de assar; para os cremes é sempre preferível depois.

Para esta receita é indispensável usar uma manteiga de boa qualidade, de sabor delicado, não salgada. A manteiga utilizada na receita deve ser maleável.

Deixe a massa descansar na geladeira por uma noite inteira, dessa forma ela ficará mais elástica e fácil de trabalhar.

Alternativamente ao modo ventilado, você pode usar o forno estático na mesma temperatura: o tempo de cozimento será um pouco mais longo. Aconselhamos sempre verificar sem abrir o forno.

No lugar do creme de leite, você pode usar a mesma quantidade de leite ou água. Usando água, a massa ficará menos sedosa e a cor dos seus croissants menos dourada.

Ao invés da mistura de farinha 00 + manitoba, que serve para obter uma massa mais elástica, você pode comprar a farinha para massa folhada que encontra nos supermercados mais bem abastecidos, online ou em lojas que vendem produtos para confeitaria.

Se você estiver procurando uma forma de substituir a manteiga, faça estes pãezinhos veganos!

Curiosidade

A lenda diz que o croissant foi inventado em Viena, por ocasião da derrota do Império Otomano em 1683. O exército turco, para destruir as muralhas da cidade, planejava colocar dinamite nos túneis subterrâneos à noite. Foram os padeiros, já trabalhando nas horas noturnas, que perceberam os movimentos e deram o alarme. Derrotado o exército turco, foi encomendado aos mesmos padeiros a criação de um doce que lembrasse o evento e celebrasse a vitória: a forma dos croissants lembraria o símbolo de meia-lua do Império Otomano.

A história, no entanto, conta que o kipferl, o croissant, nasceu muitos séculos antes. Enquanto para o nome "croissant" é preciso esperar o casamento em Versalhes entre Luís XVI e Maria Antonieta da Áustria. Os confeiteiros da corte modificaram a receita adicionando mais manteiga e o rebatizaram de croissant, que derivaria de crescent, lembrando a meia-lua crescente.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.