Torta de figos caramelizados

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje queremos apresentar a vocês uma sobremesa dedicada a todos os amantes de figos: a torta de figos caramelizados. Esta fruta doce e suculenta é adequada para muitas combinações, tanto doces quanto salgadas, como a focaccia com presunto e figos. Os figos pretos, por serem mais açucarados, são o ingrediente perfeito para esta receita. Uma crosta crocante de massa envolve uma compota de figos feita em casa, para manter todo o seu sabor intacto. Os figos caramelizados, cortados em fatias e dispostos em forma de leque na superfície da sobremesa, conseguem realçar o sabor e servem como uma decoração elegante. Uma sobremesa saborosa e original, perfeita para fazer no final do verão, quando os figos estão no auge da maturação. Faça você também a torta de figos caramelizados para um passeio ao ar livre ou para terminar um jantar de forma espetacular!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 24 cm)
Manteiga 125 g - frio de geladeira
Farinha tipo 00 250 g
Gemas 2
Açúcar de confeiteiro 100 g
Fava de baunilha 1
Sal fino 1 pitada
para a compota de figos
Figos 800 g - pretos
Açúcar 50 g
Vinho tinto 30 g
Amido de milho (maizena) 10 g
para a cobertura de figos caramelizados
Figos 700 g - pretos
Açúcar 50 g
Manteiga 10 g

Preparação

Para preparar a torta de figos caramelizados, comece pela preparação da Massa podre. Coloque na tigela de um processador com lâminas: a farinha, o açúcar de confeiteiro, uma pitada de sal e as sementes de uma fava de baunilha 1 (para retirá-las será suficiente cortar a fava e raspar o conteúdo com uma faquinha afiada). Adicione também a manteiga fria da geladeira cortada em cubos 2 e acione o processador até que a manteiga fique como areia fina, em seguida, junte também as gemas de ovo 3.

Bata novamente até obter grandes migalhas 4. Transfira a mistura para uma superfície e trabalhe rapidamente com as mãos 5, sem aquecê-la demais. Depois de obter uma massa homogênea, dê-lhe a forma de um bloco 6, embrulhe em filme plástico e coloque na geladeira para descansar por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, prepare a compota de figos. Descasque seus figos 7 e corte-os em 4 fatias 8. Despeje em uma panela o açúcar refinado, junto com o vinho 9.

Deixe o açúcar derreter junto com o vinho em fogo baixo e adicione os figos 10, misture tudo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos 11. Depois de cozidos, recolha algumas colheres do suco que soltaram e coloque em uma tigelinha junto com a maizena e bata rapidamente com um batedor para evitar a formação de grumos 12.

Adicione novamente o líquido na panela 13, misture e deixe cozinhar por 5-6 minutos até engrossar a compota 14 e coloque em uma travessa para esfriar 15.

Neste ponto, pegue a massa da geladeira e abra sobre uma superfície levemente enfarinhada, obtendo um círculo com espessura de cerca de 4 mm 16. Com a ajuda do rolo, levante a massa já aberta e coloque delicadamente na forma circular de 24 cm de diâmetro 17. Faça a massa aderir à forma e corte o excesso que sai das bordas com uma faquinha 18.

Fure o fundo da torta com os dentes de um garfo 19, coloque um disco de papel manteiga sobre a torta e despeje dentro as esferas de cerâmica 20 (ou grãos de feijão), para que durante o cozimento a massa não inche. Prossiga com o cozimento a cega, assando sua massa em forno estático pré-aquecido a 180° por 20 minutos (se usar forno ventilado, asse o fundo da crosta a 160° por cerca de 15 minutos). Em seguida, retire as esferas e continue assando por 5-6 minutos, durante os quais a massa deverá dourar, mas sem cozinhar excessivamente 21.

Deixe a massa esfriar e, apenas quando a compota de figos também estiver fria, você poderá despejá-la na base da sua torta 22. Nivele bem a superfície 23 e comece a caramelizar os figos. Limpe os figos necessários para a decoração enxaguando-os muito delicadamente com água fria e, sem descascá-los, corte-os em 4 fatias 24.

Coloque o açúcar em uma frigideira 25 e deixe caramelizar, adicionando a manteiga assim que o açúcar começar a derreter 26. Mexa com uma colher de pau até obter um caramelo ambarino 27.

Adicione então os figos e deixe-os caramelizar de ambos os lados por alguns minutos 28. Então, com a ajuda de uma espátula e tomando cuidado para não se queimar, coloque os figos caramelizados sobre a torta 29. Termine de decorar sua torta com figos caramelizados e sirva-a 30.

Conservação

Conserve sua torta de figos caramelizados por no máximo 2-3 dias na geladeira.

A compota de figos pode ser conservada em potes esterilizados por cerca de 6 meses.

A massa pode ser congelada por 2-3 meses.

Sugestão

Se você não quiser usar maizena, pode usar biscoitos secos triturados para absorver o líquido em excesso da compota.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.