Torta com kumquat caramelizado

/5

APRESENTAÇÃO

A torta com kumquat caramelizado é uma deliciosa sobremesa feita com kumquat, também conhecidos como tangerinas chinesas, de cor amarela alaranjada, saborosas para serem apreciadas como fruta com toda a casca ou usadas na cozinha para preparar ótimas sobremesas. Os kumquats têm um sabor tipicamente amargo e para suavizá-lo nesta receita decidimos fervê-los por alguns minutos antes de adicioná-los à preparação. O resultado final? Uma torta boa de comer e muito cenográfica, com uma camada de kumquat caramelizado disposta em forma de raio sobre um delicioso creme, tudo envolto em uma massa quebrada crocante. Uma alternativa original à clássica torta de frutas ou de morangos frescos.

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa para uma forma de 28 cm de diâmetro
Açúcar de confeiteiro 100 g
Farinha tipo 00 250 g
Gemas 2
Manteiga 125 g - (frio de geladeira)
Fava de baunilha 1
para os kumquat caramelizados
Kumquats 550 g
Açúcar 350 g
Água 360 g
para o creme
Creme de leite fresco líquido 400 g
Gemas 6
Amido de milho (maizena) 60 g

Preparo

Para preparar a torta com kumquat caramelizado, comece pelo procedimento de caramelizar os kumquat. Primeiro, será necessário eliminar o sabor amargo pronunciado da casca da seguinte maneira: em uma panela com bastante água, ferva os kumquats previamente lavados por 2-3 minutos 1. Escorra-os e repita a operação pelo menos 3 vezes. Finalmente, escorra-os e deixe esfriar 2. Agora, corte-os ao meio com a ajuda de uma faca 3.

Agora, passe para a preparação da calda. Pegue uma panela de bordas altas e despeje a água. Quando a água estiver fervendo, adicione os kumquats cortados ao meio 4. Despeje o açúcar na panela 5 e deixe cozinhar por 30-40 minutos em fogo baixo até que os kumquats estejam caramelizados e tenham adquirido uma coloração âmbar 6, mexendo de vez em quando.

Quando estiverem prontos, escorra os kumquats com uma peneira recolhendo a calda em uma tigela (cerca de 300 g) e reserve. 7. Neste ponto, passe para a preparação da massa. Pegue um processador e coloque a farinha anteriormente peneirada, o sal e a manteiga ainda fria e cortada em pedaços grandes 8. Ligue o processador até obter uma mistura arenosa 9.

Despeje a mistura obtida sobre uma superfície de trabalho, adicionando o açúcar de confeiteiro peneirado. Crie uma cavidade no centro e adicione as sementes de uma fava de baunilha 10 e as gemas de dois ovos 11. Amasse energeticamente e rapidamente a massa e dê a ela a forma de um bloco 12. Em seguida, envolva-o em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

Você pode então prosseguir com a preparação do creme. Pegue uma panela de bordas altas e despeje a calda de água e açúcar obtida para caramelizar os kumquats. Adicione também o creme de leite fresco na panela 13 e cozinhe em fogo baixo por 4-5 minutos. Em uma tigela à parte, pegue as gemas e adicione o amido de milho peneirado 14. Bata vigorosamente com um batedor de mão a mistura. Em seguida, pegue uma concha da mistura de creme de leite e calda que você colocou para aquecer e despeje na tigela para misturar bem e evitar a formação de grumos 15 continuando a mexer com o batedor de mão.

Em seguida, adicione a mistura da tigela com a calda e o creme de leite 16. Cozinhe o creme mexendo continuamente com o batedor; após a fervura, continue a cozinhar por 2-3 minutos: você deve obter uma mistura aveludada e sem grumos. 17. Você deve obter um creme macio e não muito denso 18.

Agora transfira o creme para uma travessa grande e baixa e cubra com filme plástico transparente de modo que ele esteja em contato com o creme, para que não se forme a crosta indesejada na superfície 19. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Uma vez resfriado, transfira para a geladeira para que fique mais firme. Depois, pegue a massa que descansou. Polvilhe a mesa de trabalho com farinha e, ajudando-se com um rolo, abra a massa até uma espessura de 5 milímetros 20. Unte e enfarinhe um disco de 28 cm e, em seguida, enrole delicadamente o disco de massa no rolo e desenrole-o sobre a forma, cuidando para fazer aderir as bordas e a forma (você pode eliminar a massa em excesso aparando as bordas com a lâmina de uma faca pequena) 21.

Com os dentes de um garfo, fure a massa 22. Cubra a massa com papel manteiga e despeje sobre ela as esferas de cerâmica para a cocção às cegas 23. Asse em forno estático pré-aquecido a 170°C por 30 minutos ou ventilado a 150°C por 20 minutos. Depois de cozido, retire as esferas e cozinhe por mais 10 minutos a sua massa. Deixe esfriar e, em seguida, desenforme 24.

Nesse ponto, transfira o creme que você preparou para um saco de confeitar e preencha a torta distribuindo o creme uniformemente 25 e nivele o creme com a ajuda de uma espátula. Em seguida, disponha os kumquats caramelizados seguindo um padrão em forma de raio 26. Sua torta com kumquat caramelizado está pronta para ser servida aos seus convidados e saboreada 27!

Conservação

A torta com kumquat caramelizado pode ser conservada na geladeira coberta com filme plástico ou em recipiente hermético por no máximo 2 dias. Não é recomendável congelá-la depois de assada porque o creme perderia sua consistência.

A massa crua pode ser congelada crua, envolta em filme plástico, por cerca de 1 mês.

Dica

Para mais notas e aromas cítricos na sua torta com kumquat caramelizado, você pode perfumar o creme com lima, laranja ou limão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.