Crumble de cerejas

/5

APRESENTAÇÃO

O crumble é uma preparação deliciosa e fácil de fazer, essa delícia é muito comum na Inglaterra e na Irlanda tanto na versão salgada quanto na doce, como a receita que propomos aqui: o crumble de cerejas, uma sobremesa de verão que realça ao máximo todo o sabor dessas frutas da estação. O típico crumble é feito com uma base cremosa de frutas cozidas coberta por uma camada crocante e "esfarelada", o crumble propriamente dito. Uma vez que você descobrir essa preparação, não poderá mais ficar sem, é tão versátil que será difícil resistir à tentação de experimentar sua versão salgada como crumble de vegetais, ou o mais famoso e tradicional crumble de maçã. Estamos certos de que o crumble de cerejas vai te conquistar à primeira prova: uma massa esfarelada e rica que com seu sabor doce envolve cerejas macias e suculentas. Está pronto para mergulhar a colher nessa delícia?

INGREDIENTES

Para 4 forminhas de 8 cm de diâmetro e 5 de altura
Cerejas 500 g
Açúcar 50 g -
Casca de limão 1 -
para a massa esfarelada
Farinha tipo 00 100 g
Fava de baunilha 1
Açúcar mascavo 60 g
Canela em pó 2 g -
Manteiga 50 g - em temperatura ambiente

Preparo

Para preparar o crumble de cerejas, comece pelo recheio. Lave as cerejas em água corrente, depois seque-as com um pano limpo e retire os caroços usando o descaroçador 1. Coloque-as em uma tigela e adicione o açúcar 2 e as raspas de um limão 3. Tome cuidado para obter apenas a parte amarela da casca, evitando raspar também a parte branca que é mais amarga.

Misture com uma espátula para uniformizar os ingredientes 4 e deixe descansar por pelo menos 30 minutos em temperatura ambiente 5, mexendo de vez em quando com uma colher. Enquanto isso, prepare a massa para o crumble. Corte a vagem de baunilha fazendo um corte ao longo do comprimento da vagem e raspe as sementes internas com a ajuda de uma faca de lâmina lisa 6. Reserve as sementes da vagem de baunilha.

Agora pegue uma tigela grande e coloque a farinha 7 e o açúcar mascavo 8, a canela em pó 9

e as sementes da vagem de baunilha 10. Por fim, adicione a manteiga amolecida em temperatura ambiente 11. Comece a trabalhar os ingredientes rapidamente com as pontas dos dedos para obter uma mistura granulosa e esfarelada 12, tentando fazer com que a manteiga entre em contato com os ingredientes secos.

Você deve obter uma mistura bem granulada, mas não arenosa (daí o nome crumble, que significa "migalha"). Reserve a mistura 13. Depois, pegue 4 forminhas de forno com diâmetro de 8 cm e altura de 5 cm. Coloque algumas colheres de cerejas dentro de cada forminha 14 e nivele as frutas 15 dentro das forminhas.

Cubra cada forminha com o crumble previamente obtido até a borda da forminha 16. Coloque as forminhas em uma assadeira e leve ao forno estático pré-aquecido a 180°C por 30 minutos 17. Você deve obter uma superfície dourada e crocante nos crumbles: nesse ponto, estarão prontos. Retire-os do forno ainda quentes 18. Sirva seu crumble de cerejas ainda quente diretamente na forminha.

Conservação

O crumble de cerejas pode ser conservado por no máximo 4 dias fora da geladeira coberto com filme plástico ou sob uma campana de vidro. Quando necessário, aqueça levemente e sirva. Você também pode congelá-lo apenas se tiver usado ingredientes frescos e não descongelados.

Dica

A canela serve para dar um sabor mais intenso ao crumble de cerejas, mas se você não gosta, pode omiti-la: o crumble ainda será delicioso! O importante é servir o crumble ainda quente, melhor se acompanhado de sorvete de baunilha ou, para os mais gulosos, com chantilly. Para preparar os crumbles, alguém prefere usar um mixer, utilizando manteiga fria de geladeira (pois ao acionar as lâminas aquecem todos os ingredientes): os ingredientes para o crumble devem ser batidos por poucos segundos para obter uma mistura bem granulosa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.