Crumb cake de chocolate e cerejas

/5

APRESENTAÇÃO

Se você é amante de chocolate e não quer abrir mão nem mesmo no período de verão, resta apenas elevar sua paixão... 'ao cubo'! O crumb cake de chocolate e cerejas é um bolo irresistível para um lanche delicioso, para servir cortado em cubos. Uma massa perfumada com chocolate amargo, é saborizada com amêndoas torradas e suavizada pela presença de polpudas cerejas vermelhas. A característica do crumb cake, que nós também realizamos com frutas de verão ou com peras, é o crumble da primeira camada que dá ao bolo uma nota crocante e ligeiramente salgada. Uma combinação perfeita entre a maciez abaixo e as migalhas crocantes acima, tudo para morder!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 20x30 cm
Chocolate amargo 75 g
Cerejas 600 g - para tirar o caroço
Farinha tipo 00 135 g
Manteiga 135 g - em temperatura ambiente
Açúcar 125 g
Açúcar mascavo 50 g
Farinha de amêndoas 35 g
Ovos 3 - médias
Creme de leite fresco líquido 115 ml
Cacau em pó amargo 30 g
Fermento em pó para bolos 10 g
Amêndoas peladas 60 g
Para o crumble de cacau
Cacau em pó amargo 25 g
Farinha de amêndoas 75 g
Farinha tipo 00 50 g
Açúcar mascavo 75 g
Sal fino 1 pitada
Manteiga 75 g - gelado de geladeira

Preparo

Para preparar o crumb cake de chocolate e cerejas, comece a remover os caroços das cerejas 1. Em seguida, corte as amêndoas em fatias e toste-as na frigideira por alguns instantes em fogo alto 2 (bastam poucos segundos para não queimá-las). Então, na tigela de uma batedeira (você também pode trabalhar a massa com um batedor elétrico) coloque a manteiga amolecida e o açúcar mascavo 3;

Adicione também a farinha de amêndoas 4 e trabalhe a mistura até obter um creme; depois adicione os ovos um de cada vez, esperando que o primeiro esteja incorporado antes de prosseguir com o próximo 5. Em seguida, adicione também o açúcar refinado. Enquanto continua a bater, em uma tigelinha derreta o chocolate amargo em banho-maria (ou no micro-ondas); uma vez que esfriar um pouco, adicione o creme de leite previamente aquecido e misture a mistura 6.

Adicione o creme de leite e o chocolate na batedeira 7 e continue a trabalhar a massa; então peneire a farinha, o fermento e o cacau em pó 8 e adicione os secos à mistura 9.

Trabalhe tudo para obter uma consistência homogênea e densa 10, depois despeje a massa em uma forma de 20x30 cm bastante profunda forrada com papel manteiga previamente umedecido para facilitar a espalhar na forma. Despeje a massa e depois distribua as cerejas de maneira uniforme e as fatias de amêndoas (11-12).

Nesse ponto, prepare o crumble; se usar o mixer, você pode colocar todos os ingredientes juntos: o cacau em pó, a farinha de amêndoas e de trigo, o açúcar mascavo 13 e a manteiga fria da geladeira cortada em pedaços 14 e uma pitada de sal abundante (se não gostar do sabor forte de sal, pode diminuir a quantidade de sal). Depois triture tudo 15; assim o crumble terá uma textura mais fina.

Se preferir um crumble de textura mais grossa, pode trabalhar todos os ingredientes rapidamente com as mãos em uma tigelinha 16; distribua o crumble por toda a superfície do bolo 17 e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 1 hora (160°C por 50 minutos se for ventilado). Uma vez assado, retire o crumb cake de chocolate e cerejas do forno e deixe esfriar um pouco 18. Você pode cortá-lo em cubos para servir mais facilmente, já que a consistência ficará muito macia.

Conservação

Conserve o crumb cake de chocolate e cerejas sob uma cúpula de vidro por 2-3 dias. Você pode guardá-lo na geladeira e deixá-lo voltar à temperatura ambiente meia hora antes de servi-lo ou aquecê-lo ligeiramente no micro-ondas. Você pode congelar o crumb cake depois de esfriar, no dia em que o preparar ou no máximo no dia seguinte.

Dica

Escolha belas cerejas grandes e saborosas, talvez as Vignola, que são muito polpudas e escuras! Se preferir outras combinações com o cacau, você pode fazer o crumb cake de chocolate também com peras no lugar das cerejas, ou framboesas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.