Corações semifreddos de maracujá

/5

APRESENTAÇÃO

Os coraçõezinhos semifreddos de maracujá são uma sobremesa muito especial na apresentação e no sabor. O gosto doce, mas ao mesmo tempo levemente ácido do maracujá, misturado com ricota e creme de leite, fazem desta receita uma sobremesa especial e exótica que certamente irá deixá-lo satisfeito. A doce forma de coração, além disso, torna essa sobremesa perfeita para concluir um jantar de Dia dos Namorados repleto de paixão!

INGREDIENTES

Ingredientes para 6 coraçõezinhos
Gelatina em folhas 6 g
Ricota de vaca 300 g - cremosa
Creme de leite fresco líquido 250 g
Açúcar de confeiteiro 120 g
Suco de maracujá 70 g - (cerca de 6 frutas)
Para o molho de maracujá
Açúcar de confeiteiro 1 colher
Maracujás 3
para decorar (opcional)
Chocolate amargo quanto baste - folhas

Preparação

Para preparar os coraçõezinhos semifreddos de maracujá, coloque a gelatina de molho em uma tigelinha com água fria 1. Em seguida, corte ao meio 6 maracujás 2, esvazie a polpa e passe pela peneira para recolher o suco (70 ml) 3.

Ajude-se com uma espátula para extrair o suco esprimendo bem as sementes 4, depois despeje-o em uma panelinha. Coloque no fogo para aquecer ligeiramente, então adicione as folhas de gelatina bem espremidas 6.

Misture para dissolver completamente a gelatina 7 e reserve. Enquanto isso, em uma tigelinha, despeje a ricota peneirada e adicione o creme de leite fresco 8; misture os dois compostos com um batedor de mão 9.

Peneire na tigela também o açúcar de confeiteiro 10 e, quando estiver incorporado, despeje também o suco no qual você dissolveu a gelatina 11. Misture tudo sempre com o batedor de mão 12.

Despeje o composto em um pequeno funil 13 para encher mais facilmente as forminhas de silicone em forma de coração 14 (alternativamente, use uma colher); depois nivele a superfície das forminhas com uma espátula 15. Deixe descansar a forma na geladeira por 3-4 horas ou até que esteja completamente firme.

Depois, antes de tirar da geladeira a forma, prepare o molho de maracujá: corte ao meio três maracujás, esvazie as sementes e passe pela peneira para recolher o suco (como nos passos 2-3-4); despeje o suco em uma panelinha 16 e adicione o açúcar de confeiteiro 17. Cozinhe em fogo baixo e misture com um batedor para emulsionar. Uma vez pronto, deixe esfriar completamente. Agora que as preparações estão prontas, você pode empratar os coraçõezinhos semifreddos: prepare 6 pratinhos de servir, despeje um pouco de molho em cada um e extraia delicadamente os coraçõezinhos da forma 18.

Apoie o coração sobre o molho 19 e depois decore, soltando sua criatividade para decorar o prato com o molho e as sementes do maracujá (20-21).

Neste ponto, você pode completar a decoração com chocolates originais (nós usamos folhas de chocolate amargo) 22 e decorar os coraçõezinhos semifreddos de maracujá com um pouco de molho e algumas sementes (23-24).

Conservação

Conserve os coraçõezinhos semifreddos de maracujá na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 1-2 dias.
O molho pode ser conservado na geladeira em um potinho de vidro.
Não se recomenda a congelar.

Curiosidades

Por que maracujá? O nome “maracujá” foi dado pelos missionários espanhóis que, ao vê-lo pela primeira vez, reconheceram nele os símbolos da paixão de Cristo: a cruz, a esponja e os pregos.

Conselho

Vamos nos concentrar na forma (o formato é indiferente): o silicone é vencedor, porque ajudará a desenformar mais facilmente os semifreddos. Se preferir, no momento de molhá-lo, você pode substituir a água por rum ou marasquino: um aroma a mais nunca faz mal :)

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.