Currywurst

/5

APRESENTAÇÃO

O currywurst é uma "comida de rua" de origem alemã, particularmente da cidade de Berlim, onde é servido nos inúmeros quiosques espalhados por todos os cantos da cidade.
Reza a lenda que o currywurst foi inventado por Herta Heuwer, que o ofereceu em 1949 em seu estabelecimento, exatamente em Berlim. Desde então, este prato é consumido em várias versões, não só na capital alemã, mas em toda a Alemanha.
O currywurst tradicional é preparado com bratwurst, salsichas escuras que são primeiro fervidas e depois cobertas com um saboroso e picante molho de tomate e ketchup e, por fim, polvilhadas com bastante curry amarelo.
Nós realizamos esta receita utilizando salsichas típicas da Baviera (weisswurst); o currywurst, de fato, acompanhado de abundantes batatas fritas, é o prato ideal para saborear enquanto se toma uma ótima cerveja bávara!
O currywurst entrou definitivamente na cultura e na sociedade alemã a ponto de merecer um museu em sua honra: o Deutsches Currywurst Museum. Aqui é possível conhecer a história da receita e descobrir os segredos para preparar um ótimo currywurst.

INGREDIENTES

Salsicha de vitela 4
Curry 1 colher
para o molho
Cebolas brancas 1
Curry 4 colherinhas
Páprica 1 colherinha
Cominho 1 colherinha
Sal fino quanto baste
Água 2 conchas - quente
Páprica doce 1 colherinha
Passata de tomate 250 g
Azeite virgem extra quanto baste
Molho de ketchup 250 g
para o acompanhamento
Batatas 200 g
Batata doce (ou americana) 200 g
Sal fino quanto baste
para fritar
Óleo de sementes quanto baste

Preparação

Para preparar o currywurst, comece com o molho de acompanhamento: pique a cebola bem finamente 1 em uma panela, despeje um fio de óleo e refogue a cebola 2, quando estiver murcha, adicione também a páprica 3.

Em seguida, despeje o purê de tomate 4 e o ketchup e deixe o molho cozinhar. Por último, incorpore também o cominho 5 e o curry 6.

Ajuste o sal 7 e adicione um par de conchas de água quente 8. Continue cozinhando até que o molho esteja espesso, então desligue o fogo e reserve o molho. Cuide do preparo do acompanhamento: descasque as batatas-doces e corte-as em palitos com cerca de 1,5 cm de largura e 8-9 cm de comprimento 9.

Descasque também as batatas amarelas e corte-as em chips finas com um mandolim 10. Aqueça o óleo de sementes e frite separadamente as chips de batata amarela 11 e os palitos de batata-doce 12, tendo cuidado de manter uma temperatura de cerca de 170°-180° para uma fritura ideal,

depois escorra as batatas fritas com uma escumadeira e coloque-as em uma bandeja coberta com papel absorvente 13. Dedique-se ao cozimento das salsichas: leve a ferver uma quantidade abundante de água na qual você terá dissolvido uma colher de curry 14, mergulhe as salsichas 15 e deixe-as ferver por cerca de 5 minutos, depois escorra-as

e passe-as na grelha quente de ambos os lados para dourá-las bem (16-17). Sirva o currywurst bem quente, acompanhando-o com o molho e abundantes batatas fritas 18. Guten Appetit!

Conservação

Recomenda-se consumir o currywurst assim que estiver pronto e conservá-lo na geladeira por no máximo um dia. Você pode conservar o molho na geladeira por 2-3 dias. Aconselha-se a não congelar.

Conselho

Para a preparação do currywurst, você pode usar as salsichas que mais gostar: de porco, frango ou peru.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.