Hot dog

/5

APRESENTAÇÃO

O cachorro-quente é o street food americano por excelência: um pão macio que envolve uma suculenta salsicha frequentemente temperada com Molho Ketchup, maionese ou mostarda, dependendo do gosto. O nome deste famoso sanduíche significa literalmente "cachorro quente"; é uma receita que se tornou popular também em outras partes do mundo, assim como na Itália. Nesta versão, propomos que você faça cachorros-quentes em casa, talvez para um jantar informal entre amigos, surpreendendo-os com um pão caseiro macio: com nossa massa você obterá o clássico pão de leite macio, levemente alongado. Você pode recheá-lo com a típica salsicha grelhada e temperar com os molhos que preferir, talvez fazendo também a Maionese em casa! Indispensável como "acompanhamento" são as batatas fritas ou as Chips de batata que tornarão seu jantar realmente saboroso!

INGREDIENTES

Ingredientes para 5 pães
Leite inteiro 150 g - à temperatura ambiente
Farinha tipo 00 250 g
Açúcar 15 g
Sal fino 4 g
Manteiga 10 g - amolecido
Fermento biológico seco 3 g
Água 50 g - à temperatura ambiente
para o recheio
Salsicha 5 - de cachorro-quente
Molho de ketchup 50 g
maionese 50 g

Preparação

Para preparar os cachorros-quentes, comece pela preparação do pão. Na tigela da batedeira, coloque a farinha peneirada, o fermento biológico seco 1 e a água em temperatura ambiente aos poucos 2. Amasse os ingredientes por alguns minutos com o gancho. Em seguida, adicione à tigela da batedeira também o açúcar 3 e continue amassando para permitir que os ingredientes se misturem.

Agora adicione aos poucos o leite em temperatura ambiente 4; quando tiver sido absorvido, adicione o sal 5. Continue amassando com o gancho até obter uma massa macia e elástica; a massa deve se enrolar no gancho e se desprender facilmente das paredes da batedeira 6.

Finalmente, adicione a manteiga em pedaços, aos poucos, esperando que cada pedaço seja absorvido antes de adicionar o próximo 7 e continue amassando para misturá-la aos outros ingredientes até obter uma massa macia e homogênea 8. Vire a massa sobre uma superfície de trabalho levemente untada e forme uma esfera 9.

Coloque em uma tigela grande 10 e deixe crescer coberto com filme plástico em forno desligado com a luz acesa por 2-3 horas, até que tenha dobrado de volume 11. Uma vez que a massa tenha crescido, transfira-a para a batedeira e divida em 5 partes iguais 12.

Em seguida, pegue um pedaço e trabalhe-o brevemente para dar uma forma alongada (cerca de 15 cm) 13. Repita a operação para os cinco pedaços. Então, coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga a pelo menos 5 cm de distância um do outro 14. Pincele levemente os seus pãezinhos com leite 15.

Deixe crescer por cerca de 40 minutos em temperatura ambiente 16 e depois asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 20-25 minutos ou em forno ventilado a 160°C por 10-15 minutos até que adquiram uma coloração dourada 17, lembrando-se de girá-los de vez em quando no forno para garantir uma cocção uniforme. Quando estiverem assados, retire-os do forno, deixe esfriar completamente e, em seguida, corte-os ao meio no lado comprido para formar uma espécie de bolso. Enquanto isso, prossiga com a preparação das salsichas. Pegue uma grelha e cozinhe as salsichas por 10 minutos em fogo alto, virando-as de vez em quando para que cozinhem de forma uniforme 18. Você verá a salsicha dourar e adquirir as mesmas marcas da grelha.

Em seguida, espalhe a maionese dentro do bolso 19. Coloque dentro do pão uma salsicha assada 20 e como último toque, espalhe bastante ketchup 21. Seus cachorros-quentes estão agora prontos para serem saboreados!

Conservação

O cachorro-quente pronto e recheado deve ser consumido imediatamente.

O pão que você preparou para os cachorros-quentes pode ser armazenado coberto com filme plástico transparente na geladeira por até 3 dias.

Os pães podem ser congelados ainda crus e mantidos no congelador por no máximo um mês.

Conselho

Se você gosta de sabores mais fortes e levemente picantes, pode adicionar ao seu cachorro-quente também um fio de mostarda.

Para um sabor mais elaborado e picante, para um cachorro-quente a ser servido a paladares mais exigentes, adicione ao interior do pão também chucrute: esta versão de cachorros-quentes conquistará até os adultos.

Curiosidades

Diz-se que o cachorro-quente nasceu graças à astúcia de um vendedor de salsichas americano que, para melhor oferecer seus produtos nos estádios, onde eram largamente consumidos, os introduziu em pães alongados, tornando-os mais fáceis de distribuir; junto com a salsicha, havia um molho vermelho picante e, por esse motivo, foram chamados de red hots.

Para mudar o destino do nome, em 1903, um cartunista chamado "Tad" (T.A. Dorgan) ironicamente retratou um cachorro-quente no qual, no lugar da salsicha, havia um dachshund; ele fez isso brincando com o fato de que tanto o cachorro quanto a salsicha eram longos, vermelhos e alemães, chamando o sujeito em questão de "hot dog" (cachorro quente). Desde então, a expressão cachorro-quente se tornou e permaneceu muito popular.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.