Doces de Amêndoa

/5

APRESENTAÇÃO

Quem já foi de férias pelo menos uma vez à Sicília certamente guardará entre suas lembranças algumas das especialidades mais deliciosas desta bela ilha... desde os Cannoli siciliani até a Cassata siciliana, são muitos e irresistíveis os pecados da gula para se conceder um gostinho da tradição doceira siciliana. Entre os ingredientes mais utilizados encontramos as amêndoas, que são justamente o ingrediente principal da receita que propomos hoje: as pastas de amêndoa. Estes docinhos são também feitos em outras regiões do sul da Itália e em várias formas diferentes: nós optamos por estes biscoitos com uma deliciosa cereja cristalizada (ou uma amêndoa) e pelos Biscoitos de pasta de amêndoas. Após o café ou para acompanhar o momento do chá, as pastas de amêndoas são perfeitas com sua doçura extrema e a consistência que permanece mais crocante por fora e macia por dentro. Uma receita simples que requer poucos ingredientes e poucos passos, mas também muita paciência e atenção aos detalhes... só assim você conseguirá reproduzir fielmente a inesquecível bondade das pastas de amêndoa! Se quiser criar uma bandeja de biscoitos, você também pode fazer Cartuchos napolitanos macias e perfumadas para servir junto!

INGREDIENTES

Ingredientes para 20 pastas de amêndoa
Amêndoas peladas 250 g - inteiras
Açúcar 250 g
Claras 60 g - (cerca de 2 pequenas)
Sabor amêndoa ½ colherinha
para enfeitar
Cerejas cristalizadas quanto baste
Amêndoas quanto baste - inteiras

Preparo

Para preparar as pastas de amêndoa, coloque em um processador de alimentos com lâminas de aço as amêndoas peladas 1 e o açúcar 2 e triture até reduzí-las a pó 3. Lembre-se de que este passo deve durar poucos minutos para evitar que as amêndoas aqueçam e liberem seu óleo.

Adicione as claras de ovos 4 e o aroma de amêndoas 5 e triture novamente para misturar tudo. A massa estará pronta quando ficar compacta, mas macia ao toque 6, então transfira-a para um saco de confeitar bem resistente com bico canelado de 10 mm.

Forre uma assadeira com papel manteiga que você pode fixar melhor pressionando um pouco de massa nos 4 cantos da assadeira 7. Forme montinhos com diâmetro de 3 cm e altura de cerca de 2 cm 8 e enfeite parte deles com as cerejas cristalizadas cortadas ao meio 9

e parte com as amêndoas inteiras 10. Neste ponto, coloque a assadeira na geladeira e deixe as pastas de amêndoa esfriarem por pelo menos 7 horas (ou ainda melhor a noite toda), cobertas com filme plástico. Após esse tempo, retire a assadeira 11, asse em forno ventilado pré-aquecido a 180° por cerca de 15 minutos, posicionando a assadeira na prateleira do meio. Tenha cuidado para não assá-los demais, caso contrário, não ficarão macios por dentro: devem ficar ainda um pouco pálidos 12. Uma vez fora do forno, deixe esfriar e sirva as suas pastas de amêndoa!

Conservação

As pastas de amêndoa podem ser conservadas em temperatura ambiente por cerca de uma semana, fechadas em sacos plásticos alimentícios. Não é recomendada a congelação.

Conselho

O tempo de resfriamento é fundamental para permitir que as pastas de amêndoa mantenham a forma durante o cozimento, então, se possível, deixe-as descansar na geladeira até a noite toda! Você pode substituir o aroma de amêndoas pelo de baunilha, ou adicionar casca de limão ou água de flor de laranjeira para um sabor ligeiramente diferente. Quanto à decoração, use suas frutas secas favoritas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.