Roccocò

/5

APRESENTAÇÃO

Embora seja uma sobremesa típica da Campânia para o período natalino, assim como as Zeppole de Natal e os mostaccioli, em Nápoles é possível encontrá-los praticamente sempre devido à grande demanda pelos turistas... e não só! Afinal, não é difícil entender o porquê: os roccocò são rosquinhas doces crocantes com massa à base de amêndoas, perfumada e enriquecida com casca de laranja e o famoso pisto, uma mistura especial de especiarias: uma verdadeira delícia! Estes biscoitos de Natal podem ser degustados em duas versões: a "spaccadenti" e uma ligeiramente mais macia, como a que preparamos. A receita despertou sua curiosidade, admita, então coloque as mãos na massa e prepare conosco os roccocò!

Não perca também outra receita típica de Natal regional, os buccellati sicilianos!

INGREDIENTES

Ingredientes para 11 roccocò
Amêndoas 100 g
Farinha tipo 00 250 g
Açúcar 250 g
Cidra cristalizada 100 g
Pisto 2 g
Casca de laranja quanto baste
Água 87 g - em temperatura ambiente
Bicarbonato de sódio 1 pitada
Ovos 1 - para pincelar
para decorar (opcional)
Amêndoas 30 g

Preparação

Para preparar os roccocò, comece tostando as amêndoas com a casca. Para isso, basta colocá-las em uma assadeira e levá-las ao forno pré-aquecido a 180° por 5 minutos 1. Uma vez tostadas, retire-as do forno, deixe esfriar um pouco e em seguida coloque 50 gramas em um processador 2 e triture até obter uma consistência arenosa; reserve as restantes 3.

Corte o cedro cristalizado em cubos 4 e dedique-se à massa: em uma tigela, misture a farinha 00 com o açúcar e o bicarbonato (se desejar seguir a receita tradicional, use amônia alimentar em vez de bicarbonato, nas mesmas quantidades) 5, depois o mix de especiarias indicado (ou, conforme a receita tradicional, o pisto) 6.

e as amêndoas trituradas 7. Rale a casca de ¼ de laranja 8 e misture adicionando a água em temperatura ambiente aos poucos 9 até obter uma massa muito compacta e seca.

Adicione o cedro picado junto com 50 gramas de amêndoas inteiras 10, misture-os à massa e depois transfira tudo para a bancada 11. Continue amassando até obter um bloco liso 12.

Trabalhe a massa com as mãos até obter um rolo 13 do qual você poderá retirar 11 pedaços de cerca de 75 gramas cada, simplesmente separando com as mãos, para preservar a integridade das amêndoas inteiras. Dos pedaços, faça cordões de cerca de 20 centímetros 14, depois una as duas extremidades 15 para formar uma rosquinha.

Pressione com os dedos as duas extremidades para selá-las, para que mantenham a forma durante o cozimento 16. Transfira as rosquinhas para uma assadeira forrada com papel manteiga 17 e pincele a superfície com ovo levemente batido 18. Se decidir adicionar os 30 gramas de amêndoas opcionais para decorar a superfície, pode fazê-lo agora, após pincelar as rosquinhas.

Asse em forno pré-aquecido a 180° por 25 minutos, até que fiquem levemente douradas 19. Antes de servir seus roccocò, deixe-os esfriar completamente em uma grade 20. Neste ponto, seus roccocò estarão prontos para serem saboreados 21.

Conservação

Os roccocò podem ser conservados em uma lata por 10 dias.

Não se recomenda congelar.

Conselho

Você pode obter roccocò mais duros assando-os por 5-10 minutos a mais, eventualmente fazendo um teste com algumas rosquinhas como primeira fornada, para ajustar melhor o tempo.

Você pode omitir o cedro cristalizado se não preferir.

Se não conseguir encontrar o pisto, pode substituí-lo por uma mistura em pó de canela, cravo, noz-moscada e pimenta-do-reino.

Curiosidade

Dizem que os roccocò datam já de 1320, quando as freiras do Real Convento da Madalena começaram a misturar esses ingredientes para obter um doce pouco rico. A forma arredondada que lembra uma concha de inspiração barroca leva o nome francês de rocaille, posteriormente napolitanizado pelos próprios napolitanos em roccocò! A partir de 8 de dezembro, é costume preparar esses doces até o final das festividades natalinas. Na versão mais dura do biscoito, surgiu espontaneamente o hábito de mergulhar o doce, que é primeiro quebrado com as mãos, em um copinho com limoncello, marsala... ou espumante que sobrou da noite de ano novo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.