Espaguete com molho de bacalhau e pão de ervas

/5

APRESENTAÇÃO

Protagonista da receita de hoje? A simplicidade! O espaguete ao molho com bacalhau e pão de ervas é um primeiro prato saboroso e genuíno, enriquecido com tomatinhos do Piennolo, Nuggets de bacalhau e uma farofa especial feita com pão torrado e ervas aromáticas. Além disso, a apresentação original em forma de ninho os torna particularmente apetitosos só de olhar. Enfim, se você achava que pratos de peixe rápidos como a calamarata ou a carbonara do mar eram a única salvação, finalmente você poderá adicionar ao menu esta deliciosa receita de espaguete ao molho com bacalhau e pão de ervas. Vamos prepará-los juntos!

INGREDIENTES

Espaguete Quadrado 320 g
Bacalhau 200 g
Tomates enlatados 400 g - do Piennolo
Vinho branco 35 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a farofa
Farinha de rosca 40 g - moído grosso
Tomilho 3 raminhos
Alecrim 2 raminhos
Sálvia 2 folhas
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1
Azeite virgem extra 25 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar o espaguete ao molho com bacalhau e pão de ervas, comece pela farofa. Pique grosseiramente com uma faca as folhas de tomilho, de sálvia e as agulhas de alecrim 1. Depois, remova as sementes da pimenta - ou apenas faça um corte - e vá para o fogão. Em uma frigideira, aqueça o óleo junto com o alho, a pimenta cortada 2 e o mix de ervas aromáticas 3.

Deixe pegar sabor em fogo baixo por cerca de 1 minuto, depois retire o alho e a pimenta 4, aumente a chama, adicione o pão e uma pitada de pimenta: deixe pegar sabor mexendo frequentemente 5. Quando estiver pronto, reserve 6.

Coloque no fogo uma panela com água fervente e adicione sal quando for a hora de colocar a massa. Enquanto isso, cuide do molho. Aqueça uma panela com um fio de óleo e um dente de alho 7. Em seguida, adicione os Nuggets de bacalhau ainda congelados 8 e deixe dourar por 1 minuto 9.

Deglaceie com o vinho branco 10 e assim que o álcool evaporar, reserve o peixe 11. No fundo da panela, adicione o tomate 12.

Abaixe um pouco a temperatura, ajuste o sal e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando 13. Enquanto isso, cozinhe também a massa 14 e lembre-se de escorrer 2 minutos antes do término do tempo de cozimento indicado na embalagem. Retire o alho do molho 15

e adicione os pedaços de peixe 16 junto com um pouco da água da massa 17, cozinhando por alguns minutos antes de escorrer o espaguete 18.

Rale um pouco de pimenta, salteie brevemente 19 e sirva formando os ninhos usando uma pinça ou um garfo grande 20. Decore por cima com a farofa e saboreie imediatamente seu espaguete ao molho com bacalhau e pão de ervas 21.

Conservação

Recomenda-se consumir o espaguete ao molho com bacalhau e pão de ervas assim que pronto.

Dica

Enriqueça o espaguete ao molho com bacalhau e pão de ervas com um fio de óleo cru ao final do cozimento. A pimenta sem sementes ou cortada liberará um leve ardor, mas se você não gostar, pode omiti-la tranquilamente. Varie o tomate: o do Piennolo é rico em sabor e salinidade, escolha tomatinhos para um molho mais doce ou cereja para um sabor equilibrado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.