Falafel de fava

/5

APRESENTAÇÃO

Os falafel de fava são um prato típico dos países do Oriente Médio, em particular de Israel, onde os falafel representam um dos pratos símbolos da nação. Cada cidade tem seus restaurantes e existe uma forte competição entre os vários locais, muitos usam artifícios para variar a receita dos falafel e torná-la ainda mais saborosa, como por exemplo adicionar uma crosta ou um purê de batatas. Os falafel são deliciosos bolinhos de fava (ou de grão-de-bico), aromatizados com especiarias e temperados com alho e cebola, muitas vezes acompanhados com o tradicional pão pita guarnecido com fatias de tomate, alface e o típico molho tahine preparado com uma pasta de sementes de gergelim.
Os falafel têm origens muito antigas, alguns historiadores até mesmo supõem que uma mistura semelhante já era preparada pelos antigos egípcios.
Essa preparação faz parte da tradição gastronômica do mundo árabe, mas também é muito popular na Europa e na América, onde fast foods árabes se espalharam há tempos. Preparar os falafel de fava é simples e rápido: triture todos os ingredientes em um processador, obtenha a forminha específica para a realização de falafel chamada aleb falafel, ou você pode, alternativamente, usar uma colher de sorvete para formar as bolinhas. Finalmente, frite os falafel de fava em óleo de semente e sirva-os bem quentes.

INGREDIENTES

Ingredientes para 40 falafels
Favas secas 500 g
Água 35 g
Farinha tipo 00 20 g
Salsa 10 g
Cebolas 1
Alho 1 dente
Sal fino 5 g
Cardamomo 2 g
Bicarbonato de sódio 2 g
Cominho 1 g
Pimenta preta quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar os falafel de fava, coloque as favas em uma tigela com água fria e deixe de molho durante a noite. No dia seguinte, escorra-as em uma peneira 1 e seque-as com um pano de prato 2. Coloque as favas em um processador, adicione o dente de alho 3

a cebola cortada em fatias grossas 4 e a salsinha 5, triture as favas com os aromas até obter uma mistura homogênea e bem compacta.

Dissolva o bicarbonato na água 7 e adicione também isso à mistura 8. Aromatize a mistura com o mix de especiarias preparado com cominho e cardamomo 9

Por último, junte a farinha 10 e triture novamente por alguns instantes. Você deve obter uma mistura não muito lisa, mas granulada 11. Aqueça o óleo e leve-o à temperatura máxima de 180° (se preferir, pode fritar os falafel também na fritadeira). A cocção no forno não é recomendada porque, não tendo crosta, os falafel podem ressecar. Com uma colherzinha, pegue a massa, puxe para trás a alavanca presente na ferramenta específica para falafel (se não tiver a ferramenta, você pode formar bolinhas levemente achatadas, formando discos); preencha a cavidade até formar uma cúpula 12 pressionando bem com a colherzinha (cada falafel pesa cerca de 30 g)

Solte a alavanca e despeje o falafel diretamente no óleo quente 13, vire os falafel de tempos em tempos e retire-os quando estiverem dourados 14. Escorra-os em um papel toalha 15 e salgue-os levemente, se preferir. Sirva seus falafel de fava quentes!

Conservação

Consuma os falafel de fava imediatamente ou, no máximo, guarde-os por um dia na geladeira, aquecendo-os antes de servir.

Conselho

Todos deveriam experimentar os falafel pelo menos uma vez, preparados conforme a receita tradicional... são espetaculares! A partir da segunda vez, você está autorizado a variar e adaptá-los ao seu gosto, por exemplo, substituindo cominho e cardamomo por outras especiarias (como noz-moscada) ou enriquecendo a massa com algumas folhas frescas de hortelã.

Se você procura uma versão mais leve, experimente a receita de falafel ao forno!

Curiosidade

A origem da palavra falafel não é certa, algumas fontes remetem ao termo árabe fal?fil que significa "pimenta". No idioma copta, pha la phel significa "de muitos feijões". Em aramaico, existe a palavra filfl, que significa "coisinha redonda". A etimologia desta palavra é, portanto, muito controversa, mas é certo que a receita existe desde sempre, atribuindo-se até mesmo à era faraônica o nascimento dessa preparação. O termo falafel é usado em todo o mundo, apenas no Egito os falafel são também conhecidos como "ta ? Amiya".

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.