Falafel com homus rápido e molho de iogurte

/5

APRESENTAÇÃO

É impossível imaginar perder-se pelas ruas perfumadas de especiarias do Oriente Médio sem parar para prová-los em cada esquina: com seu sabor marcante de alho e cominho, a forma arredondada e a consistência crocante de grão-de-bico, os falafel são um dos pratos que no imaginário gustativo de todos mais representam a alma cosmopolita e multicultural das cidades do Oriente Próximo. Se você ama os sabores mediterrâneos e ao mesmo tempo exóticos da cozinha árabe, precisa experimentar esta receita! Um aperitivo temperado que irá transportar seus convidados para atmosferas sugestivas de mil e uma noites modernas, para petiscar enquanto saboreia um aperitivo, ou para desfrutar dentro de um macio pita, junto com muitas coloridas verduras da estação, para um jantar informal que agradará a todos. Não há ocasião que não se preste ao toque especial dos falafel, ainda mais se acompanhados, como propomos hoje, por molhos icônicos da culinária do Oriente Médio, como o homus e o molho de iogurte. O que torna os falafel um dos pratos orientais mais conhecidos e apreciados no mundo é também a simplicidade e a disponibilidade de seus ingredientes, que permitem que essas crocantes bolinhas de grão-de-bico e especiarias sejam facilmente reproduzidas mesmo fora do local de origem. Nosso Manuel aceitou o delicioso desafio de domesticar este street food com aromas étnicos e preparou uma fantástica versão dos falafel, para acompanhar com um molho fácil de iogurte e um homus super-rápido. Tudo simplificado, sim, para que a vontade de falafel e de viagens aventureiras possa ser satisfeita mesmo após um cinza dia de escritório: o verdadeiro viajante se reconhece pela alma... e pelo uso exagerado das especiarias!

Prefere evitar a fritura? Experimente a receita de falafel assados!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 15 falafel
Grão-de-bico seco 500 g - (deixados de molho em água por 24 horas)
Cebolas brancas 1 - (pequena)
Alho 2 dentes
Cominho 1 colherinha
Salsa 1 punhado
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Para o homus rápido
Grão-de-bico cozido 300 g
Tahine 100 g
Iogurte grego 200 g
Salsa 1 punhado
Tabasco® 10 gotas
Páprica defumada 1 pitada
Sal 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Para o molho de iogurte
Iogurte grego 100 g
Hortelã 1 punhado
Suco de limão ½
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para fritar
Óleo de sementes 1 l

Preparo

Para preparar os falafel com homus rápido e molho de iogurte, comece cuidando do homus. Para esta versão rápida, utilize grão-de-bico pré-cozido. Coloque-os no liquidificador junto com a salsinha 1, adicione o iogurte 2 e a tahine 3.

Ajuste o sal e a pimenta 4 e adicione a páprica defumada 5 e o tabasco 6.

Bata até obter um creme denso e homogêneo, e transfira para uma tigelinha 7. Seu homus rápido está pronto, agora você pode se dedicar ao molho de iogurte. Esprema o limão 8, recolha o suco e adicione-o ao iogurte que você terá colocado em uma tigelinha 9. Junte também a hortelã grosseiramente picada.

Tempere com o óleo 10, a pimenta e o sal 11 e misture para amalgamar todos os ingredientes 12.

Agora passe para os falafel. Para prepará-los, você deverá utilizar grão-de-bico seco deixado de molho em água fria por 24 horas 13 e depois seco sobre um pano limpo 14. Descasque a cebola e corte-a em pedaços grandes 15.

Descasque o alho, remova o miolo 16 e corte-o em pedaços. Coloque no copo do liquidificador o grão-de-bico seco, a cebola e o alho 17 e adicione o cominho 18. Acione as lâminas e bata até obter uma mistura homogênea.

Adicione agora também a salsinha finamente picada 19, ajuste a pimenta e o sal 20 e misture. Transfira a mistura obtida para uma travessa rasa e larga, cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por meia hora 21.

Passado o tempo de descanso, com a ajuda de uma colher, pegue uma pequena porção da mistura 22 e trabalhe-a entre as mãos úmidas 23 para formar bolinhas pequenas, redondas e ligeiramente achatadas 24 (para esta operação, você também pode utilizar um utensílio específico para modelar os falafel).

Coloque o óleo de sementes em uma panela grande e aqueça-o até a temperatura ideal entre 165° e 180° (para segurança, você pode usar um termômetro de cozinha para medir a temperatura). Mergulhe delicadamente os falafel 25 e frite-os, poucos de cada vez, por cerca de 1 minuto, virando-os frequentemente para dourá-los de maneira uniforme. Escorra os falafel sobre papel absorvente para secá-los do excesso de óleo 26 e saboreie-os bem quentes, acompanhados do homus e do molho de iogurte 27.

Conservação

Você pode conservar os falafel na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético. Você pode congelar a massa crua, sempre em um recipiente com fechamento hermético, se tiver utilizado todos os ingredientes frescos.

Você pode conservar o homus na geladeira, coberto, por 2-3 dias. Não é recomendado congelar.

O molho de iogurte se conserva na geladeira coberto por 1-2 dias no máximo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.