Falafel de grão-de-bico (Felafel)

/5

APRESENTAÇÃO

Basta dizer falafel para que alguém se lembre de becos perfumados de especiarias e das sugestivas atmosferas coloridas de mercados do Oriente Médio, que ressoam com vozes. Para outros, no entanto, o pensamento retorna com um pouco de nostalgia aos cones fumegantes comprados no Doner Kebab tarde da noite nos tempos da universidade, quando éramos estudantes fora de casa, sempre famintos e com a geladeira vazia. Seja qual for a sua versão da história, com esta receita você poderá revivê-la na sua cozinha: falafel infalíveis, dourados e crocantes! Estas tradicionais bolinhas de grão-de-bico com sabor picante são ótimas para servir como um aperitivo étnico, acompanhadas de hummus, babaganoush ou um simples molho de iogurte, ou como entrada vegetariana para um jantar com amigos, mas também serão perfeitas para o buffet de uma festa ou para uma refeição no estilo street food dentro do clássico pita... temos certeza de que, em qualquer caso, eles serão uma alegria para o seu paladar e iluminarão suas noites! Você está pronto para prepará-los conosco? Falafel: aqui está a nossa versão!

Experimente também estas deliciosas variações:

  • Falafel de forno
  • Falafel de favas
  • Falafel de tremoços

INGREDIENTES

Para cerca de 50 falafels
Grão-de-bico seco 500 g
Cebolas 1 - pequena
Alho 1 dente
Salsa 1 ramalhete
Cominho 1 pitada - em pó
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta 1 pitada
Para fritar
Óleo de amendoim 1 l

Preparação

Para preparar os felafel, comece na noite anterior colocando os grãos-de-bico secos em água fria por pelo menos 12 horas 1. Após o tempo de imersão, escorra os grãos-de-bico 2 e enxágue-os, depois seque-os cuidadosamente com um pano limpo: eles devem estar perfeitamente secos no momento do uso para garantir uma massa com a consistência certa (por segurança, você pode secá-los por mais 10 minutos em forno ventilado pré-aquecido a 100°). Neste ponto, coloque os grãos-de-bico em um processador de alimentos 3.

Corte a cebola em pedaços grandes 4 e adicione-a no processador 5 junto com o dente de alho esmagado ou espremido 6.

Tempere com sal, pimenta 7 e cominho 8. Ligue o processador para triturar todos os ingredientes 9.

Pique a salsinha à parte e adicione-a à mistura: é importante não picá-la diretamente no processador, pois liberaria muita água comprometendo a consistência da mistura 10. Bata novamente para misturar tudo, depois transfira a massa obtida para uma travessa e compacte-a com as costas de uma colher ou uma espátula 11. Cubra com filme plástico em contato direto 12 e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora.

Após esse tempo, forme os falafel com a ferramenta apropriada 13 e coloque-os gradualmente em uma bandeja forrada com papel manteiga 14. Como alternativa, você pode formar os falafel à mão: pegue pequenas porções de massa e achate-as levemente entre as palmas das mãos, tendo o cuidado de compactá-las muito bem. Continue assim até formar todos os falafel; com essas quantidades, você obterá cerca de cinquenta 15.

Você está pronto para fritar: aqueça o óleo de sementes em uma panela até a temperatura de 170° e frite poucos falafel por vez, ajudando-se com uma escumadeira 16. Assim que estiverem dourados, escorra-os e transfira-os para papel absorvente 17. Sirva seus falafel ainda quentes 18!

Conservação

Recomenda-se consumir os falafel assim que estiverem prontos.

Os felafel crus podem ser conservados na geladeira por 4-5 dias, cobertos com filme plástico. Como alternativa, você pode congelá-los por cerca de um mês.

Conselho

Quem aprecia o sabor pode usar coentro fresco no lugar da salsinha, como pede a receita tradicional.

Se desejar, você pode aromatizar a massa adicionando outras especiarias de sua preferência, como cúrcuma e pimenta, por exemplo!

Procurando ideias de como servi-los para o aperitivo? Dê uma olhada na nossa receita de falafel com hummus rápido e molho de iogurte!

Se preferir usar grão-de-bico pré-cozido, experimente a receita dos nuggets de grão-de-bico.

Para suavizar o sabor da cebola, corte-a e deixe de molho em água por meia hora antes de usá-la!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.