Falsomagro

/5

APRESENTAÇÃO

O falsomagro é um prato principal rico e saboroso, típico da gastronomia siciliana. Difundido por quase toda a ilha, esse enrolado de carne bovina difere de cidade para cidade pelos ingredientes utilizados no recheio. A particularidade desta receita, de fato, é esconder em seu interior um recheio substancial que só se descobre no momento de servir o falsomagro cortado em fatias; daí vem o seu nome. Na versão mais comum, o falsomagro é preparado com uma fatia de carne bovina sobre a qual é espalhado um recheio preparado com carne moída, pecorino e pão ralado. Para dar ainda mais sabor ao prato, são adicionados mortadela, toucinho, caciocavallo e ovos cozidos, que enriquecem o recheio. A carne é então enrolada em si mesma, selada com um barbante de cozinha, como se fosse um assado, e cozida com um delicioso molho: neste caso, é obrigatório fazer a famosa 'scarpetta'!

INGREDIENTES

Carne de boi 100 g - moído
Queijo pecorino 20 g - para ralar
Carne de boi 600 g - (1 grande fatia de coxão duro, alcatra ou lagarto)
Farinha de rosca 30 g
para o recheio
Ovos cozidos 3
Banha 30 g
Caciocavallo 40 g
Azeite virgem extra quanto baste
Mortadela 50 g
para o molho
Cebolas 1
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Vinho tinto 50 ml
Passata de tomate 500 g
Concentrado triplo de tomate 1 colher

Preparação

Para preparar o falsomagro, comece cozinhando os ovos em um panelinha cheia de água 1, depois pegue a fatia de carne bovina e bata bem com um amaciador de carne, para que a espessura fique uniforme 2. Corte a mortadela 3,

o toucinho 4 e o caciocavallo 5 em tiras de cerca de meio cm, depois reserve tudo. Em uma tigela grande, misture a carne moída, o queijo ralado 6

e o pão ralado 7, depois amasse bem com as mãos 8. Ajuste o sal e a pimenta, depois coloque a mistura sobre a fatia de carne bovina 9, cuidando para espalhá-la bem e deixar cerca de 2 cm de borda de cada lado, para evitar que o recheio escape quando a carne for enrolada.

Agora posicione, alternando entre eles, o toucinho, a mortadela e o caciocavallo 19, depois acomode no centro os ovos cozidos 11, previamente resfriados e descascados.

Feche o falsomagro enrolando a carne sobre si mesma; para selá-la, use um barbante de cozinha, como mostrado nas figuras (13-14-15) (para saber mais sobre como amarrar o assado clique aqui).

Doure a carne em uma panela com um pouco de óleo 16, cuidando para selá-la bem de todos os lados. Enquanto isso, prepare um picado de aipo, cebola e cenoura, e refogue-o em uma panela antiaderente com duas colheres de sopa de azeite de oliva, por alguns minutos em fogo baixo 17. Uma vez dourado o falsomagro, adicione-o ao refogado 18, continuando o cozimento em fogo médio;

após alguns minutos, adicione o vinho tinto 19. Em seguida, adicione o purê de tomate 20, uma colher de pasta de tomate triplo, sal e pimenta. Cubra com uma tampa 21 e deixe cozinhar o falsomagro, em fogo baixo, por 60 minutos, virando-o de vez em quando para cozinhar uniformemente. Passado esse tempo, verifique se o falsomagro está pronto espetando-o com um garfo: a carne deve estar macia.

Apague o fogo, retire a carne e coloque-a sobre uma tábua para retirar o barbante 23 e cortá-la em fatias 24. Sirva o falsomagro em um prato de servir, acompanhando-o com seu molho.

Conservação

Guarde o falsomagro em um recipiente hermético, no refrigerador, por no máximo 2 dias. Você pode congelar o falsomagro recheado e amarrado, já cozido (desde que não sejam usados ingredientes descongelados). Para descongelar, coloque-o na geladeira na noite anterior e, uma vez descongelado, aqueça-o na panela ou no forno.

Conselho

Se desejar, você pode cortar a mortadela e o toucinho em fatias em vez de em tiras.

Outras versões desta receita preveem o uso de salame, linguiça ou bacon.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.