Marubini

/5

APRESENTAÇÃO

Se você esteve na encantadora cidade de Cremona, mãe de muitos artistas, certamente provou os queijos, os embutidos e a mostarda. Depois, há uma receita que provavelmente passou despercebida, mas da qual falamos hoje, os marubini cremonesi. A proximidade com a Emilia Romagna, entre cappelletti e tortellini, exerce uma profunda influência do ponto de vista culinário também sobre a Lombardia. Os marubini, de fato, são tortellini recheados com diferentes tipos de carne e que, como é tradição, são mergulhados no famoso caldo dos 3 caldos. Chama-se assim porque é preparado com carne bovina, suína e frango. No recheio dos Marubini cremonesi não pode faltar um toque de Grana Padano DOP que confere sabor, salinidade e combina perfeitamente com o riquíssimo recheio de carnes. A receita dos marubini cremonesi é definitivamente para preparar em um dia de festa e, se você puder contar com a ajuda de alguém, será realmente uma contribuição valiosa. Exatamente como se fazia antigamente: a mãe prepara a carne, o pai cuida do caldo, as crianças ajudam com a massa. Enfim, há trabalho para todos. Você descobrirá assim que a receita dos marubini cremonesi não é apenas tradição, em termos de sabor, mas também a nível familiar. Na nossa família alargada, a receita dos marubini inclui estes ingredientes, nos conte como eles são preparados por você, quais são os ingredientes e, sobretudo, quais são as suas tradições.

INGREDIENTES

Farinha tipo 00 400 g
Ovos 4 - média
Para o recheio
Grana Padano DOP 90 g
Ovos 1
Farinha de rosca 15 g
Tomilho 1 raminho
Alecrim 1 raminho
Sálvia 2 folhas
Casca de limão ½
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o ensopado de carne
Chapéu de padre 1 kg
Cenouras 2
Aipo 2 talos
Cebolas 1
Louro 1 folha
Alecrim 1 raminho
Cravos-da-índia 3
Canela em pau 1
Pimenta-do-reino em grãos 4
Manteiga 15 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Vinho tinto 750 g
Para o assado de porco
Lombo de porco 700 g
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Cebolas 1
Pimenta-do-reino em grãos 15
Sálvia 1 raminho
Louro 1 folha
Alecrim 1 raminho
Tomilho 1 raminho
Vinho branco 80 g
Água 50 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Para os miolos
Cérebros de bezerro 800 g
Louro 1 folha
Vinagre de vinho branco 15 g
Água quanto baste
Para o caldo de carne
Frango ½
Costela de boi 400 g
Carne de boi 200 g - músculo
Cenouras 3
Aipo 3 talos
Cebolas 1
Louro 1 folha
Bagas de zimbro 2
Cravos-da-índia 2
Água quanto baste

Preparação do ensopado de carne

Para preparar os marubini, é necessário preparar bem as etapas. Começamos pelo ensopado de carne bovina. Coloque em uma gaze a canela, os cravos e a pimenta 1, feche e amarre com barbante de cozinha 2. Em seguida, amarre também o alecrim e o louro 3.

Limpe e corte grosseiramente as cenouras, o aipo e a cebola 4, transfira para um recipiente com os temperos 5 e a carne. Depois, regue com o vinho 6,

cubra com filme plástico e deixe marinar por cerca de 12 horas na geladeira 7. Após o tempo de marinada, escorra tudo sem descartar o vinho 8 e seque o pedaço de carne com papel toalha 9.

Tempere com sal e pimenta na superfície 10 e vá para o fogão. Aqueça em uma frigideira o óleo e a manteiga 11, adicione a carne e deixe dourar bem de todos os lados, virando com pinças ou duas colheres de madeira 12.

Em uma panela larga, transfira a carne com toda a gordura, adicione os legumes com os temperos e deixe dourar por alguns minutos, apenas o tempo suficiente para que os legumes fiquem levemente tostados 13. Neste ponto, adicione o vinho reservado 14, cubra com uma tampa e continue cozinhando em fogo baixo, deve ferver suavemente, por cerca de duas horas e meia; vire de tempos em tempos 15.

Preparação do assado de porco

Passe para o assado de porco. A primeira coisa a fazer é amarrar a carne com barbante, isso ajudará a manter a forma durante o cozimento. Para isso, passe o fio de barbante sob o pedaço de carne e prenda em um ponto 16. Crie um laço com uma mão e com a outra enrole o pedaço de carne 17. Arrume em torno do pedaço de carne o primeiro laço 18

e repita o processo algumas vezes 19. Prenda um segundo ponto na parte oposta ao primeiro; tempere com sal na superfície da carne 20. Prepare um buquê aromático amarrando as ervas aromáticas juntas 21.

Corte grosseiramente o aipo, as cenouras e as cebolas limpas 22 e vá para o fogão. Aqueça um fio de óleo na frigideira e coloque o lombo amarrado 23. Com a ajuda de pinças ou duas colheres de madeira, doure de todos os lados até que adquira uma boa cor 24.

Transfira a carne dourada para uma assadeira 25 e, enquanto isso, na mesma frigideira, doure os legumes, adicionando o dente de alho com casca e os grãos de pimenta 26. Deixe tostar em fogo alto por alguns minutos, depois regue com o vinho e, quando o álcool evaporar, adicione a água, cozinhando por mais alguns instantes 27.

Transfira tudo para a assadeira, adicionando o buquê aromático 28 e asse em forno a 175°C por cerca de uma hora, até atingir a temperatura de cerca de 70°C no centro 29. No final do cozimento, basta remover o barbante de cozinha com a ajuda de tesouras ou uma faquinha 30.

Preparação dos miolos de vitela

Coloque os miolos em uma panela, adicione o louro 31 e o vinagre 32, cubra com bastante água fria 33,

leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos a partir do momento da fervura 34. Em seguida, desligue e deixe amornar por 10 minutos na própria água antes de escorrer e deixar esfriar completamente 35. Quando estiver frio e mais firme, elimine quaisquer coágulos e veias 36.

Preparação do recheio

Bem, neste ponto, você tem todos os componentes para o recheio. Passe pelo moedor de carne o assado de porco, os miolos e o ensopado 37. Adicione as ervas aromáticas picadas, o Grana Padano DOP ralado 38, sal, pimenta, uma pitada de noz-moscada e as raspas de limão 39.

Adicione também o ovo 40 e comece a misturar com uma espátula, depois adicione a farinha de rosca 41 misture mais uma vez e transfira o composto para um saco de confeitar. Deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora para que firme e incorpore bem o sabor 42.

Preparação do caldo e formação dos marubini

Agora vamos à preparação do caldo. Em uma panela grande, coloque o aipo, as cenouras e a cebola limpos e cortados em pedaços grosseiros. Adicione o músculo de boi 43, o peito 44 e a meia galinha 45.

Adicione o louro, as bagas de zimbro e os cravos, despeje água até cobrir 46. Cozinhe por pelo menos algumas horas, lembrando-se de retirar a espuma; ao final do cozimento, coe o caldo da carne e dos legumes 47. Enquanto isso, prepare a massa de ovos. Se quiser, pode amassar à mão ou, para agilizar, com a batedeira. Na tigela da batedeira, coloque a farinha e os ovos 48.

misture acionando o gancho 49 e, quando os ingredientes estiverem incorporados, transfira para a bancada, compacte bem formando um bloco e deixe descansar na geladeira, por pelo menos meia hora, envolto em filme plástico 50. Após o tempo, polvilhe levemente o bloco e estenda-o com a máquina, ou com o rolo, passando várias vezes a massa até obter uma folha fina de cerca de 0,5 mm 51.

Com a ajuda de uma carretilha serrilhada 52, corte em quadrados de cerca de 6cmx6cm 53, coloque o recheio no centro dos quadrados 54.

Umedeça levemente as bordas da massa com água e faça aderir bem os dois lados em direção a você, levando-os à parte oposta 55. Obtenha uma espécie de triângulo e feche bem com a ponta dos dedos; execute esta operação na mesa de trabalho, será mais fácil 56. Una as duas extremidades obtendo a forma típica de “umbigo” 57.

À medida que você prepara os tortellini, organize-os sobre um pano limpo colocado dentro de uma bandeja 58. Quando finalmente o caldo e os tortellini estiverem prontos, certifique-se de que o caldo esteja no ponto de sal, e depois cozinhe os marubini 59. Após alguns minutos, eles subirão à superfície; sirva-os com o caldo e bom apetite 60.

Conservação

Antecipar-se é definitivamente uma boa coisa quando você precisar preparar os marubini. Prepare, mesmo no dia anterior, o ensopado, o assado e o caldo. Se desejar, também o recheio pode ser conservado na geladeira até o dia seguinte. Os tortellini, por outro lado, uma vez prontos, devem ser cozidos imediatamente ou, eventualmente, congelados.

Conselho

Você pode cozinhar os marubini em parte do caldo que preparou. A outra parte pode ser adicionada diretamente nos pratos, assim você terá um caldo mais transparente!

Curiosidade

Os marubini, também conhecidos como marübiin ou marübeen, estão incluídos entre os Produtos Agroalimentares Tradicionais (PAT) da cidade lombarda de Cremona. Eles têm um recheio muito rico e tradicionalmente não podem faltar: o ensopado, o pistom (massa de salame à maneira de Cremona), o Grana Padano DOP, noz-moscada, e a cocção ocorre em caldo, na verdade, três caldos. O caldo tradicional é feito com a mistura de carne de porco, boi e frango para um resultado realmente muito saboroso. Com o tempo, a receita dos marubini assumiu características diferentes porque cada família pode passar sua própria variante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.