Fettuccine com alcachofras e camarões

/5

APRESENTAÇÃO

Simples e saborosas, as fettuccine com alcachofras e camarões são um prato principal terra e mar que surpreenderá seus convidados com seu sabor refinado. A doçura dos camarões marinados se une à nota terrosa e ligeiramente amarga das alcachofras. Do camarão, no entanto, nada se desperdiça: as cabeças e as cascas são usadas para criar um molho que enriquece e dá ainda mais sabor ao prato. As fettuccine feitas em casa, de fato, graças à sua textura porosa, retêm o molho perfeitamente e o destacam a cada garfada. Experimente as fettuccine com alcachofras e camarões para um menu de mar diferente do habitual... e, se gostou da combinação, não perca também estes primeiros pratos com camarões e alcachofras:

 

INGREDIENTES

Para a massa fresca
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino 1 pitada
Para o molho
Camarões 300 g - (para limpar)
Alcachofras 3
Alho 2 dentes
Casca de limão 1
Manjerona quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os tagliolini com alcachofras e camarões, primeiro coloque a farinha em uma fonte e adicione os ovos no centro 1, depois acrescente uma pitada de sal 2 e uma colher de sopa de óleo 3.

Incorpore a farinha aos poucos, primeiro ajudando-se com um garfo 4 e depois com as mãos 5 até obter uma massa lisa e homogênea. Envolva em filme plástico 6 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, dedique-se à Como limpar alcachofras: elimine as folhas mais externas e duras 7, depois corte as pontas 8. Divida as alcachofras ao meio e elimine o miolo 9.

Corte as alcachofras em fatias 10 e vá imergindo-as em água acidulada 11. Para a Como limpar os camarões, primeiro retire a cabeça 12.

Elimine o intestino 13 e a casca 14. Separe tanto a polpa quanto as cabeças e as cascas, em 2 tigelas separadas 15.

Corte os camarões em pedaços 16 e transfira para uma tigelinha, depois tempere com sal, pimenta 17 e óleo 18.

Adicione as raspas de limão 19 e misture 20. Cubra com filme plástico 21 e deixe marinar na geladeira até o momento de usar.

Coloque as cabeças e as cascas em um recipiente, adicione um pouco de água 22 e triture com um mixer de imersão 23. Coe o molho em uma panela através de uma peneira 24.

Aqueça a mistura até 70°C e reserve 25. Após o tempo de descanso da massa, pegue a massa e divida ao meio 26. Passe a primeira porção uma vez na laminadora 27, tendo o cuidado de manter a outra envolta em filme plástico para evitar que resseque.

Faça dobras de reforço 28 e continue diminuindo a espessura dos rolos até conseguir 2 folhas com espessura de 1 mm. Divida ao meio 29, então enrole a partir dos dois lados curtos indo em direção ao centro, formando dois cilindros 30.

Corte os cilindros em tiras com largura de 4-5 mm 31. Desenrole as fettuccine 32 e enrole-as várias vezes nos dedos até formar ninhos. Reserve 33.

Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo, adicione o alho 34 e refogue por um minuto. Junte as alcachofras bem escorridas 35 e ajuste o sal 36 e a pimenta. Salteie por 5-7 minutos em fogo médio-alto.

Retire o alho, adicione o molho de camarão 37 e misture. Enquanto isso, cozinhe a massa em bastante água salgada por 2-3 minutos 38. Escorra as fettuccine diretamente na frigideira 39 e misture bem.

Desligue o fogo e perfume com a manjerona 40, depois adicione um fio de óleo 41 e misture. Emprate e complete com os camarões marinados 42.

Decore com algumas folhas de manjerona a mais 43 e uma pitada de raspas de limão 44. Suas fettuccine com alcachofras e camarões estão prontas para ser servidas 45!

Conservação

Recomenda-se consumir as fettuccine com alcachofras e camarões recém-preparadas.

Dica

No lugar das fettuccine, você pode usar outros formatos de massa com ovo como tagliatelle ou pappardelle, ou optar por uma massa seca curta como paccheri ou mezze maniche. 

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicruzido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em freezer doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.